dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:07:54Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T10:07:54Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 11, p. 645-662, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160370 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=5658&dd99=view&dd98=pb |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto analisa o trajeto histórico do ensino de Matemática no período 1930-1970, do então denominado ensino secundário. O estudo mostra a existência de inúmeros trabalhos relativos à Matemática ensinada nos primeiros anos desse nível escolar. De outra parte, revela a ausência de pesquisas sobre as séries finais. Assim, o artigo foca a atenção nas transformações da Matemática escolar que hoje está presente no ensino médio. Utilizando como referência teórica de estudo as análises da história das disciplinas, o texto reúne argumentos para concluir que, efetivamente, é possível afirmar que existem duas disciplinas escolares de Matemática no mesmo ensino secundário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Diálogo Educacional |
|
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino secundário |
pt_BR |
dc.title |
A matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares? |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |