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A crise política e social no Brasil da Primeira República ativou uma geração de intelectuais cuja proposta é a construção da nação tendo como bases a Educação. Nesse contexto, ocorreram Reformas nos estados e as Escolas Normais se consolidaram como instituições oficiais formadoras de professores primários. Com o objetivo de compreender as mudanças ocorridas na formação matemática dos professores primários do Paraná no período de 1920 a 1936, o estudo analisa os saberes matemáticos contemplados nos cursos de formação de professores das Escolas Normais paranaenses e orientados para a prática no Ensino Primário. A questão ?Que mudanças ocorreram na formação matemática dos professores primários paranaenses, no período de 1920 a 1936?? norteou a investigação, que amparada pelo referencial teórico metodológico da história cultural, destaca o antes e o depois da Reforma da Escola Normal do Paraná e a ênfase dada à melhoria do ensino primário do período estudado, contemplando conceitos históricos como operação historiográfica (CERTEAU, 1986); representações e apropriação (CHARTIER, 1990); história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) e cultura escolar (JULIA, 2001). As fontes constituíram-se de documentos oficiais como Relatórios da Instrução Pública, de Secretários de Governo, de Diretores da Instrução Pública, de Diretores de Grupos Escolares e de Programas de Ensino; documentos escolares como Atas e Livros de Registros e Avisos; além de livros didáticos e Revistas Pedagógicas que circulavam no período em estudo e de documentos pessoais como o caderno de uma aluna e futura professora e do diário pessoal de outra professora. O estudo apontou que a formação matemática dos professores primários do Paraná, ao longo de quase duas décadas (1920-1936), apresentou mudanças e dualidade constante no ensino presente nas Instituições formadoras desses professores. Evidenciou também, que as mudanças operadas ao longo de 16 anos na formação matemática dos professores primários do Paraná, ocorreram em relação aos métodos de ensino, uso dos recursos didáticos e reorganização dos programas, mas essencialmente nas concepções do ensino dessa matéria, que se adaptou às finalidades da Escola Normal em cada tempo. |
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