Abstract:
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A presente pesquisa tem como objeto a empresa Tractebel, analisando a forma como divulga seus programas e ações de Responsabilidade Social Empresarial em perspectiva sociológica. O método escolhido foi pesquisa bibliográfica, análise documental no endereço eletrônico da empresa e entrevista semiestruturada. Os autores que compõem o referencial teórico são Max Weber, Luc Boltanski e Ève Chiapello. Como principais resultados, observamos que a divulgação anual de Relatórios de Sustentabilidade é feita desde 2003 de forma não padronizada, embora siga algumas normas internacionais, como o ISO 26000 e a GRI. Apesar de a empresa apresentar nos Relatórios os seus valores, elaborar programas de RSE e divulgar os relatórios com informações dessas ações, constata-se que os relatórios contêm mais informações de interesse dos acionistas do que de públicos de interesse. A grande parte dos investimentos em programas de responsabilidade social é incentivada através de leis federais que permitem diminuir o valor dos impostos pagos pela empresa. Um dos principais condutores dos relatórios da empresa é sua manutenção no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Então, a elaboração e divulgação dos relatórios podem indicar uma ação racional referente a valores, mas também há a possibilidade de dizer que é uma ação racional referente a fins e uma ação tradicional, ao mesmo tempo. |