Dança Tribal – Corpo, movimento e aprendizado: trajetórias e narrativas de bailarinas de Florianópolis/SC

DSpace Repository

A- A A+

Dança Tribal – Corpo, movimento e aprendizado: trajetórias e narrativas de bailarinas de Florianópolis/SC

Show full item record

Title: Dança Tribal – Corpo, movimento e aprendizado: trajetórias e narrativas de bailarinas de Florianópolis/SC
Author: Ferreira, Tamiris Aline
Abstract: Esse trabalho tem como tema a dança Tribal como vem sendo praticada por bailarinas de Flo-rianópolis. Apresento narrativas de duas maneiras diferentes de dançar o estilo conhecido como dança Tribal: American Tribal Style - ATS e Tribal Fusion (Fusão Tribal). O intuito do trabalho é apresentar as trajetórias das bailarinas, que compartilham aprendizados, experiências e ideias sobre o que é a dança Tribal. A partir da minha experiência com a dança, entrevistas com bai-larinas e observação de campo, descrevo alguns movimentos do Tribal, assim como o processo de aprendizagem que surgem nas narrativas das bailarinas. Cintia, Aline e Julic, apresentam a dimensão do aprendizado ao narrarem as influências de professoras e como se movimentam na dança. Nessa dimensão, as professoras de Tribal, orientam, “mostram caminhos”, para que a aluna participe do processo de aprendizado fazendo junto, observando, estando atenta aos mo-vimentos, a partir do que Tim Ingold (2010) coloca como educação da atenção. Percebo também que as bailarinas se comunicam na dança de diferentes maneiras, através de gestos e posturas, de olhares e de sons. Dessa forma, cria-se uma rede de bailarinas ligadas à dança Tribal, que declaram que o próprio nome da dança remete a referência ao trabalho em grupo, a dançar e pensar coletivamente.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159784
Date: 2016-03-09


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Tamiris A. Ferreira.pdf 2.731Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar