dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Chagas, Magda Teixeira |
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dc.contributor.author |
Souza, Marcela Reinhardt de |
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dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-03-01T14:25:09Z |
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dc.date.available |
2016-03-01T14:25:09Z |
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dc.date.issued |
2016-03-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159666 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Biblioteconomia. |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa objetiva realizar uma análise comparativa entre a formação leitora que os alunos de escolas privadas e estaduais, do primeiro ano do Ensino Médio tiveram ao longo do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram verificar se os estudantes analisados possuem interesse pela leitura e por que tipo de leitura; apontar como e influenciados por quem, os alunos desenvolveram a prática da leitura; verificar a influência da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e identificar as semelhanças e diferenças do processo de formação leitora entre os alunos das escolas privadas e estaduais pesquisados. A abordagem deste estudo foi quanti-qualitativa e quanto aos seus objetivos foi uma pesquisa descritiva. Foram selecionadas as escolas da rede pública estadual e da rede privada localizadas nos bairros Ingleses do Rio Vermelho e São João do Rio Vermelho na cidade de Florianópolis/SC e aplicados questionários, contendo vinte questões, com os alunos que frequentam o primeiro ano do Ensino Médio de cada escola. Os objetivos propostos foram atingidos, concluindo-se que os alunos de ambos os tipos de escola pesquisados possuem muitas semelhanças na sua formação leitora e no comportamento atual, como o fato de serem principalmente influenciados a visitar a biblioteca pelos professores; o acesso aos livros ocorrer, sobretudo na biblioteca; serem influenciados a ler pelos professores e se considerarem majoritariamente pouco interessados pela leitura. As principais diferenças estão no número de alunos que durante o Ensino Fundamental frequentava a biblioteca, maior na rede privada; na rede estadual, familiares e professores influenciam em conjunto os alunos a ler e na rede privada os professores têm representatividade maior; o maior público leitor está nas escolas privadas. Os dados apresentados são necessários para que esteja em debate temas como a leitura, base para a formação e conscientização de um cidadão. |
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dc.format.extent |
81 f. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject |
Leitura |
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dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Leitores escolares |
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dc.title |
Formação de leitores escolares: análise comparativa entre alunos da rede privada e pública estadual, dos bairros Ingleses e Rio Vermelho, na cidade de Florianópolis/SC |
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dc.type |
TCCgrad |
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