Análise do ambiente para inovação: um estudo de caso na administração pública do estado de Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise do ambiente para inovação: um estudo de caso na administração pública do estado de Santa Catarina

Mostrar registro completo

Título: Análise do ambiente para inovação: um estudo de caso na administração pública do estado de Santa Catarina
Autor: Paixão, Giórgio de Jesus da
Resumo: O conceito de Inovação relaciona-se a fazer algo de uma maneira nova, desenvolver uma invenção visando gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo. No entanto, com o passar do tempo este conceito foi se aprimorando, principalmente pelas novas temáticas que foram surgindo, e pela ampliação do conceito, principalmente na Gestão Pública, assim Inovação também passou a ser entendida como geração de valor social. A Inovação na Gestão Pública possui um caráter multifacetado, está centrada na criação e gestão de bem público e o seu valor muitas vezes não pode ser mensurado quantitativamente. Apresenta-se como um modelo de avanço frente aos resquícios dos modelos patrimonialistas e burocráticos ainda presentes na atual abordagem gerencialista da Administração Pública Brasileira. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar um diagnóstico da relação entre ambiente organizacional e Inovação nos três poderes do Estado de Santa Catarina, tendo em vista analisar os fatores que condicionam o desenvolvimento e manutenção de um ambiente de inovação na Gestão Pública. A problematização deste trabalho foi delimitada conforme lacuna teórico-científica identificada a partir de uma pesquisa bibliométrica que apontou a escassez de trabalhos acerca do tema, além da descontinuidade de estudos na área de Inovação na Gestão Pública. A pesquisa se justifica também sob a perspectiva prática acerca da inserção e aplicabilidade da Inovação no âmbito da Administração Pública. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa (mista), centrada na estratégia de estudo de casos múltiplos. A análise quantitativa dos resultados demonstrou que os componentes organizacionais que favorecem o desenvolvimento de um ambiente de Inovação são: a Tecnologia e as Pessoas, por outro lado os componentes que possuem um menor potencial de flexibilidade são: Infraestrutura e Cultura organizacional. A burocracia foi o principal condicionante de homogeneização, apresentando-se, na figura da Legislação, como o principal fator que impede que os componentes supramencionados obtenham um maior potencial de flexibilidade organizacional. Espera-se contribuir com o trabalho ora proposto, para a ampliação e disseminação do tema, propiciando o surgimento de novos trabalhos na área. Este trabalho visa coadjuvar para o avanço do conhecimento relativo à Inovação na Gestão Pública no Brasil.<br>Abstract : The concept of innovation relates to do something in a new way, develop an invention aimed at generating competitive advantages in the medium and long term. Over time this concept has been improving, especially with the new issues that have emerged, and the expansion of the concept, especially in public management, as well Innovation also came to be understood as generating social value. Innovation in Public Management has a multifaceted character, is focused on creating and public asset management and its value often cannot be measured quantitatively. It is presented as a model to advance forward remnants of patrimonial and bureaucratic models still present in the current managerial approach of the Brazilian Public Administration. In this context, this study aims to present a diagnosis of the relationship between organizational climate and innovation in the three powers of the State of Santa Catarina, in order to analyze the factors that affect the development and maintenance of an environment of innovation in Public Management The questioning of this work was delimited from the theoretical and scientific gap identified from a bibliometric research that pointed to the lack of studies on the subject, beyond the discontinuation of studies in the area of Innovation in Public Management. The research is also justified under the practical perspective on the entry and applicability of Innovation in Public Administration. It is a quantitative and qualitative research focused on the study strategy of multiple cases, using as data collection techniques: semi-structured interviews, search the institutional documents, mixed questionnaire, bibliometric research and simple observation. The results showed that the organizational components that favor the development of an innovation environment is the Technology and People, on the other side the components that have a lower potential for flexibility are: Infrastructure and Organizational culture. The bureaucracy was the main determinant of homogenization, appearing in the figure of the Law, as the main factor that prevents the above components to obtain a greater potential for organizational flexibility. It is expected to contribute to the work proposed for the expansion and dissemination of the theme, leading to the emergence of new jobs in the area. This work aims to assist the advancement of knowledge on the Innovation in Public Management in Brazil.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159423
Data: 2015


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
337271.pdf 2.954Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar