O telefone como mídia para disseminação do conhecimento em um programa de prevenção contra o câncer de próstata

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O telefone como mídia para disseminação do conhecimento em um programa de prevenção contra o câncer de próstata

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Luz Filho, Silvio Serafim da pt_BR
dc.contributor.author Paim, Tatieli Dagostim pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-16T03:05:13Z
dc.date.available 2016-02-16T03:05:13Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337363 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159036
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract As estratégias de comunicação voltadas à saúde masculina devem ser desenvolvidas por profissionais com conhecimento na área da saúde masculina e com capacitação na área preventiva com ênfase comunicacional. A pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviço em saúde, com abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o telefone como mídia para disseminação de conhecimento aos beneficiários do plano de saúde sobre o câncer de próstata e as entrevistas presenciais com questões estruturadas e abertas sobre a clareza na comunicação em saúde e as estratégias comunicacionais. Os resultados demonstraram que dos 235 homens abordados via contato telefônico, 60,40% destes aderiram ao programa de prevenção contra o câncer de próstata. Quanto à intercomunicação, 24 entrevistados foram abordados após a adesão ao programa, todos estes entenderam as informações sobre o câncer de próstata, não ficaram com dúvidas na realização do exame de sangue e não se sentiram constrangidos com a ligação. Em relação às estratégias de comunicação abordadas, a maioria considerou o telefone como a mais acessível e a internet como a menos utilizada. Conclui-se que a estratégia de comunicação objeto deste estudo foi eficaz.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Communication strategies aimed at men's health must be developed by professionals with knowledge in male health and training in the preventive area with communication emphasis. The research is characterized by a case study in the provision of health service company, with mixed quantitative and qualitative approach. The instruments used in this research were the phone as media to disseminate knowledge to the beneficiaries of the health plan about prostate cancer and in-person interviews with structured and open questions about the clarity in health communication and communication strategies. The results showed that of the 235 men approached via telephone contact, 60.40% of those enrolled in the prevention of prostate cancer program. As for intercom, 24 respondents were approached after joining the program, all of these understood the information on prostate cancer, were not in doubt in the examination of blood and did not feel uncomfortable with the connection. Regarding addressed communication strategies, most considered the phone as the most accessible and the Internet as the least used. We conclude that the object communication strategy of this study was effective. en
dc.format.extent 104 p.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Neoplasias de próstata pt_BR
dc.subject.classification Prevenção pt_BR
dc.subject.classification Telefone pt_BR
dc.title O telefone como mídia para disseminação do conhecimento em um programa de prevenção contra o câncer de próstata pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Baldessar, Maria José pt_BR


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