Memórias e experiências do fazer-se professor na educação profissional: Escola Técnica Federal de Santa Catarina - ETFSC (1968-2010)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Memórias e experiências do fazer-se professor na educação profissional: Escola Técnica Federal de Santa Catarina - ETFSC (1968-2010)

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Paim, Elison Antonio pt_BR
dc.contributor.author Wiggers, Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:17:34Z
dc.date.available 2016-02-09T03:17:34Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337030 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158905
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo analisar as trajetórias profissionais de dois professores aposentados da Escola Técnica Federal de Santa Catarina- ETFSC com base em suas memórias e experiências. O intuito foi compreender como esses sujeitos fizeram-se professores na Educação Profissional, especificamente no período compreendido entre 1968 e 2010. Realizei quatro entrevistas, sendo que três delas foram gravadas, transcritas e textualizadas e a outra, realizada por telefone, possibilitou a obtenção de informações complementares para o entendimento do contexto histórico e político do período estudado. A escolha dos sujeitos da pesquisa foi pautada no critério de terem sido estudantes da ETFSC e posteriormente, professores de áreas técnicas sem formação específica em cursos de licenciatura. A base do estudo foi a metodologia da História Oral, com a qual foi possível produzir as fontes orais utilizadas na pesquisa, num processo de interação com os sujeitos. Tomei como base os procedimentos metodológicos da História Oral depreendidos por Alessandro Portelli. Os referenciais teóricos de Ecléa Bosi, Walter Benjamin e Edward Palmer Thompson fundamentaram a pesquisa. A obra de Ecléa Bosi e seu conceito de memória-trabalho, memória como um processo de releitura, de reconstrução realizada no presente, foi central para o diálogo com as fontes. Walter Benjamin e sua concepção acerca da arte de narrar permitiu compreender o passado sendo construído no ato da narrativa. Dessa forma, compreendendo a narrativa como possibilidade de reelaboração das experiências vividas, numa abertura à interpretação. A obra de Edward Palmer Thompson inspirou este trabalho no sentido de compreender a experiência. Portanto, essa categoria foi central na pesquisa e permitiu a compreensão dos saberes, ideias e interesses mobilizados e construídos no trabalho docente dentro do contexto histórico analisado. Ainda contribuiu na construção a categoria fazer-se professor cunhada por Elison Paim. A compreensão do fazer-se professor, especificamente na Educação Profissional, deu-se com base na problematização das memórias dos professores aposentados. Os principais elementos constituintes do fazer-se professor percebidos nesta pesquisa relacionaram-se com: o projeto familiar e a ideia de ascensão social via educação; a dedicação profissional durante a trajetória docente; os programas de formação profissional viabilizados pela direção da ETFSC formatados com base nos pressupostos da Pedagogia Tecnicista; as relações estabelecidas com profissionais da área pedagógica e os processos de construção coletiva envolvidos com essaárea; o aprendizado advindo das relações estabelecidas com professores colegas de departamento; a forma com a qual se construía a harmonia das equipes de trabalho; as práticas de formação de professores nas quais a valorização da experiência profissional era alicerce, evidenciando uma dimensão coletiva do processo de formação de professores; as experiências em cargos de gestão e uma consequente mudança de posição; aspectos da prática cotidiana: erros e acertos (o processo de reflexão); a importância atribuída à experiência profissional; a constituição das práticas docentes e as relações estabelecidas entre a experiência adquirida no trabalho e a atuação docente.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study aimed to analyze the career paths of two retired teachers from the Federal Technical School of Santa Catarina ETFSC based on their memories and experiences. The aim was to understand how these subjects made of teachers in vocational education, specifically in the period between 1968 and 2010. Four interviews were held, three of them were recorded, transcribed and textualized and the other one, conducted by telephone, which made possible to obtain additional information to understand the historical and political context of the studied period. The choice of the subjects of the research was based on the criterion of they had been students of ETFSC and later teachers of technical areas without specific training in undergraduate courses. The focus of the study was the methodology of oral history, with which was possible to produce oral sources used in the research in a process of interaction with the interviewed. It was taken as the basis the procedures gathered from Alessandro Portelli. The theoretical references of Ecléa Bosi, Walter Benjamin and Edward Palmer Thompson justified the search. The work of Ecléa Bosi and her concept about memory-work, in what memory as a rereading process, reconstruction carried out in the present, was central for the dialogue with the sources. Walter Benjamin and his conception of the art of narrating allowed to understand the past being built in the act of storytelling. Thus, understanding the narrative as a possibility of transmission of experiences, an openness to interpretation. The "experience" present in the work of Edward Palmer Thompson inspired this work to understand the experience. Therefore, this category was central in research and allowed the understanding of knowledge, ideas and interests mobilized and built in teaching within the historical analyzed context. Also contributed in building the category "making teacher" coined by Elison Paim. Understanding the concept of ?making teacher?, specifically in the Professional Education, was given based on the questioning of the memories of retired teachers. The main elements of the ?making teacher? perceived in this study were related to: the family project and the idea of social mobility by education; professional dedication during the teaching career; vocational training programs made possible by the direction of ETFSC formatted based on the assumptions of Technicist Pedagogy; the relations established with professionals of the pedagogical area and the processes of collective construction involved in this area; the learning arising from relationships with department of fellow teachers; the way in which building the harmony of work teams; the teacher training practices in which theappreciation of the experience was the foundation, showing a collective dimension of teacher training process; the experiences in management positions and a consequent change of position; aspects of everyday practice: hits and misses (the thought process); the importance given to professional experience; the formation of teachers and the relationships established between the practical experience gained in work and educational performance. en
dc.format.extent 169 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Memória pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title Memórias e experiências do fazer-se professor na educação profissional: Escola Técnica Federal de Santa Catarina - ETFSC (1968-2010) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
337030.pdf 1.955Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar