Gênesis: Gestão de objetos digitais de ensino aprendizagem: construindo um modelo

DSpace Repository

A- A A+

Gênesis: Gestão de objetos digitais de ensino aprendizagem: construindo um modelo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Comarella, Rafaela Lunardi pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:16:32Z
dc.date.available 2016-02-09T03:16:32Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337381 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158893
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract Os avanços técnico-científicos provocados pela Gênesis da Tecnologia de Comunicação Digital colocam no cenário a discussão de recursos educacionais tecnológicos. Nesse contexto temático, a questão dos Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem vem sendo trabalhada sob os diferentes focos tais como modelos de elaboração, avaliação, desenvolvimento de repositórios. No entanto, constata-se a necessidade de se elaborar um modelo de gestão que congregue de modo congruente todas as etapas do processo e potencialize esse tipo de recurso como um instrumento de gestão do conhecimento. Esta pesquisa elabora um modelo teórico-prático de gestão de ODEA, indicando o seu ciclo de vida e etapas essenciais para sua elaboração, armazenamento, utilização e reutilização em ambientes virtuais. A questão que norteia este estudo é  Como realizar a gestão de ODEA observando os princípios da gestão do conhecimento? . Teoricamente tem como postulado o paradigma da complexidade, da interdisciplinaridade e da gestão do conhecimento. Metodologicamente é uma pesquisa de natureza teórica de caráter exploratório descritivo e tem por objetivo construir um modelo para a gestão de ODEA observando os princípios da gestão do conhecimento. Utilizou-se o método de análise indutivo considerando a abordagem da complexidade. Os dados extraídos de revisões sistemáticas e espelhados em experimentações, sustentados no referencial teórico, constituíram uma análise triangular operando entre três fontes de informação: reconhecimento dos modelos existentes; as categorias conceituais da gestão do conhecimento e da abordagem da complexidade, e extrato de experimentações. Como resultado organiza-se um modelo de gestão de ODEA operando com três sistemas: o de gestão de projetos, o de ambiente virtual de ensino-aprendizagem e o repositório, tendo como mediador um módulo que promove a interoperabilidade entre eles. O GÊNESIS  modelo de gestão de ODEA é um sistema para promover uma aprendizagem atualizada e significativa e criar ativos de conhecimentos pedagógicos em ambientes virtuais, enriquecendo a memória institucional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Technical-scientific advances caused by the Technology Genesis of Digital Communication set up a discussion on technological-educational resources. In that thematic context, the issue of Digital Objects of teaching-learning is being worked under different focuses such as elaboration and evaluation models and development repositories. However, there is a need for developing a management model that brings together congruently all stages of the process and leverage that type of feature as knowledge management tool. The research elaborates a theoretical-practical model of ODEA management, indicating its life cycle and essential stages for preparation, storage, use and reuse in virtual environments. The main subject of the present paper is "How to perform ODEA management in compliance with knowledge management principles? Theoretically, it follows the postulate of complexity paradigm, interdisciplinarity and knowledge management. Methodologically, it is a theoretical research of descriptive-exploratory nature and aims to build a model for ODEA management by following knowledge management principles. It was possible to use the inductive analysis method by considering the complexity approach. Data extracted from systematic reviews, mirrored in trials and sustained in the theoretical framework constituted a triangular analysis operating from three information sources: existing models recognition, conceptual categories of knowledge management and complexity approach, and trials extract. As a result, an ODEA management model is organized through the operation of three systems: projects management, virtual environment of teaching-learning and repository. There is also as mediator a module that promotes interoperability among them. GENESIS, an ODEA management model, is a system for promoting updated and meaningful learning and creating pedagogical knowledge assets in virtual environments, enriching the institutional memory. en
dc.format.extent 183 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Objetos de aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Repositórios institucionais pt_BR
dc.title Gênesis: Gestão de objetos digitais de ensino aprendizagem: construindo um modelo pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Spanhol, Fernando José pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337381.pdf 2.460Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar