Diferença e desigualdade de acesso ao computador: novos letramentos nos anos iniciais

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Diferença e desigualdade de acesso ao computador: novos letramentos nos anos iniciais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Viviane Lima pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:16:27Z
dc.date.available 2016-02-09T03:16:27Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337025 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158892
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Uma das razões pelas quais a entrada dos computadores na sala de aula torna-se um desafio aos professores é o fato de muitos alunos precisarem de mais assistência enquanto outros já parecem ter a expertise necessária a certas atividades. Esta problemática é aqui discutida, sendo entendida não como uma dualidade, mas, como uma multiplicidade. Desta forma, o trabalho pretende contribuir para práticas pedagógicas que considerem este contexto, criando ambientes de comunicação propícios aos diferentes níveis de familiaridade com o computador. Buscou-se referenciais teóricos e práticos para refletir sobre práticas de comunicação e cultura que sejam favoráveis para lidar com essa diversidade. Entre tais referências, estão os estudos dos novos letramentos, que são práticas socioculturais principalmente associadas ao digital, distribuídas em redes, cooperativas, colaborativas e descentralizadas. Tomando como ponto de partida duas práticas em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa consiste em uma reflexão com apoio no referencial teórico, que procura apontar critérios para que o professor promova maior integração entre alunos com diferentes conhecimentos em relação ao computador, colaborando assim com o ensino de habilidades necessárias a todos.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Including computers in classroom activities becomes a challenge due to the fact that many students still need assistance, while a few others apparently have already developed the required technical expertise for dealing with computers. This paper intends to discuss that issue, which is taken into account as a multiplicity rather than as a duality. Thus, this paper has the aim of contributing to the pedagogical practices structured on such context by creating communication environments supportive to students with different levels of familiarization with computers. We have looked for theoretical references which thought over the appropriate communication and cultural practices for dealing with such heterogeneity. Among those references, there are studies on new literacies, that is, decentralized and dutiful sociocultural practices specially associated with the digital environment, and delivered to networks and cooperatives. We have observed two practices adopted during the Elementary School Early Years. Thereby this research consists of a theoretical debate supported by bibliographical references which highlight the criteria adopted by teachers in order to promote a more effective integration of students with different levels of technological knowledge, thus contributing to the instruction on those paramount skills required by everyone. en
dc.format.extent 114 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Inclusão digital pt_BR
dc.subject.classification Letramento pt_BR
dc.title Diferença e desigualdade de acesso ao computador: novos letramentos nos anos iniciais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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