dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cerny, Roseli Zen |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rosa, Rafael Arlindo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-02-09T03:07:29Z |
|
dc.date.available |
2016-02-09T03:07:29Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
337020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como tema o planejamento docente em disciplinas a distância em cursos presenciais, buscando compreender como o docente organiza seu fazer pedagógico e quais os saberes docentes mobilizados para sua ação. Este estudo objetivou analisar como se efetiva o planejamento e quais os saberes docentes necessários para sua ação, em disciplinas a distância de cursos presenciais. O locus da pesquisa é uma Universidade Comunitária de Santa Catarina. Foram adotados como principais referenciais teóricos: os saberes docentes (Tardif) e a formação docente para uso de tecnologias (Belloni; Mishra e Koehler). Metodologicamente a pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, com base no estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a bibliográfica, acerca da oferta da modalidade na instituição, o questionário e a entrevista. Os dados evidenciam que, para o desenvolvimento de uma disciplina a distância, é necessário que o docente adquira um conjunto de saberes, os quais vão muito além do conteúdo específico de sua área. O docente assinala a necessidade de um arcabouço de saberes para assim planejar sua ação docente, com reflexões e ações para que a parte a distância não seja, estritamente, um elemento à parte, mas que seja parte integrante de um mesmo processo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
162 p.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |