O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cerny, Roseli Zen pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Rafael Arlindo pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:07:29Z
dc.date.available 2016-02-09T03:07:29Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337020 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como tema o planejamento docente em disciplinas a distância em cursos presenciais, buscando compreender como o docente organiza seu fazer pedagógico e quais os saberes docentes mobilizados para sua ação. Este estudo objetivou analisar como se efetiva o planejamento e quais os saberes docentes necessários para sua ação, em disciplinas a distância de cursos presenciais. O locus da pesquisa é uma Universidade Comunitária de Santa Catarina. Foram adotados como principais referenciais teóricos: os saberes docentes (Tardif) e a formação docente para uso de tecnologias (Belloni; Mishra e Koehler). Metodologicamente a pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, com base no estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a bibliográfica, acerca da oferta da modalidade na instituição, o questionário e a entrevista. Os dados evidenciam que, para o desenvolvimento de uma disciplina a distância, é necessário que o docente adquira um conjunto de saberes, os quais vão muito além do conteúdo específico de sua área. O docente assinala a necessidade de um arcabouço de saberes para assim planejar sua ação docente, com reflexões e ações para que a parte a distância não seja, estritamente, um elemento à parte, mas que seja parte integrante de um mesmo processo. pt_BR
dc.format.extent 162 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
337020.pdf 1.035Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar