O polo de apoio presencial e o desenvolvimento socioeconômico: uma leitura do entorno

DSpace Repository

A- A A+

O polo de apoio presencial e o desenvolvimento socioeconômico: uma leitura do entorno

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Spanhol, Fernando José pt_BR
dc.contributor.author Diana, Juliana Bordinhão pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:05:58Z
dc.date.available 2016-02-09T03:05:58Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337370 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158807
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A expansão da Educação a Distância no Brasil acontece de forma constante. Através de sua principal característica, na qual professores e alunos estão separados no tempo e no espaço físico, torna-se necessária a criação dos polos de apoio presencial. Com a implantação dos polos, além da oportunidade de acesso ao ensino superior, percebe-se a promoção do desenvolvimento socioeconômico na comunidade em que o mesmo foi implantado. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar os fatores de transformação no desenvolvimento socioeconômico provocado no entorno do polo de apoio presencial após sua implantação. Para a realização da pesquisa, quanto aos objetivos, classificou-se como descritiva e exploratória. A abordagem adotada para a análise dos dados foi a qualitativa e quantitativa e, para a coleta de dados foi realizado levantamento bibliográfico, documental e aplicação de questionário. O método de análise de dados da pesquisa foi o dedutivo. Os participantes da pesquisa foram coordenadores de polo de apoio presencial do Estado de Santa Catarina que oferecem cursos na modalidade a distância através do Sistema UAB. Após a organização dos dados coletados, os mesmos foram analisados de forma dedutiva, no qual foi possível observar que, independente do índice de desenvolvimento humano do município as organizações produtivas locais sofreram algum tipo de mudança após a implantação do polo. Constatou-se que fatores como o acesso ao ensino superior público, a oportunidade de formação profissional e o crescimento econômico ocasionados após a presença do polo, refletiram no desenvolvimento socioeconômico do seu entorno. Por fim, considera-se que a disseminação do conhecimento, ocasionada pela implantação do polo de apoio presencial, contribui para que a comunidade local adquira um novo olhar sobre o polo, reconhecendo este como elemento que contribui para o desenvolvimento socioeconômico local.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The expansion of the Distance Education in Brazil happens steadily. Through its main feature, in which teachers and students are separated in time and physical space, it is necessary to create the ad hoc support poles. With the implementation of the poles, and the opportunity to access to higher education, the promotion of socio-economic development is perceived in the community in which it was implemented. In this sense, this work aims to identify the factors of transformation in the socioeconomic development caused surrounding the presence support pole after its implementation. For the research, the aims, was classified as descriptive and exploratory. The approach adopted for the analysis of data was qualitative and quantitative, and for data collection was performed literature review, document and questionnaire. The method of research data analysis was deductive. Survey participants were engineers on-site support pole of the State of Santa Catarina offering courses in the distance through the UAB System. After the organization of the data collected, they were analyzed as deductions, in which it was observed that, regardless of the human development index of the municipality local productive organizations experienced some sort of change after the implementation of polo. It was found that factors such as access to public higher education, vocational training opportunities and caused economic growth after the presence of polo, reflected in socio-economic development of their surroundings. Finally, it is considered that the dissemination of knowledge, caused by the deployment of classroom support pole, contributes to the local community acquires a new look at the pole, recognizing this as an element that contributes to local socio-economic development. en
dc.format.extent 111 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject desenvolvimento socioeconômico pt
dc.subject polo de apoio presencial pt
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title O polo de apoio presencial e o desenvolvimento socioeconômico: uma leitura do entorno pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Catapan, Araci Hack pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337370.pdf 1.458Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar