Educação de 0 a 3 anos: a qualidade na perspectiva das famílias de um creche conveniada

DSpace Repository

A- A A+

Educação de 0 a 3 anos: a qualidade na perspectiva das famílias de um creche conveniada

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, Eloisa Acires Candal pt_BR
dc.contributor.author Machado, Zenaide de Sousa pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:05:30Z
dc.date.available 2016-02-09T03:05:30Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337026 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158802
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo perscrutar o conceito de qualidade para o atendimento às crianças de 0 a 3 anos a partir da perspectiva das famílias de uma creche conveniada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Como metodologia de pesquisa optou-se por um estudo de caso em que foram analisados questionários realizados com as famílias e as professoras dos grupos G2 e G3 que atendiam as crianças com idade entre2e3 anos, bem como observações, registros escritos e fotográficos realizados na creche pesquisada. O referencial teórico eleito para as análises buscou levar em consideração que um atendimento de qualidade às crianças necessariamente deve estabelecer uma relação entre famílias e creche, sendo selecionados autores, como Dahlberg, Moss e Pence (2003); Souza (1991); Campos, Fullgraf e Wiggers (2006); Rosemberg (2002); Kuhlmann (2001); Kramer (2001) e Tiriba (1992). Para as análises, utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo para a constituição das categorias. Com base nos dados gerados por meio dos questionários, observações e registros escritos evidenciou-se que a perspectiva das famílias sobre a qualidade do atendimento poderia ser agrupada nas seguintes categorias de análise: A qualidade como bem estar; Compartilhamento com as famílias como indicador de qualidade; Qualidade como garantia do acesso à educação infantil; A função educativa como indicador de qualidade.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research on master's level, aimed to study the concept of quality for the care of children 0-3 years from the perspective of families in a contracted public day care center in Florianópolis municipality network. As a methodological procedure was chosen a case study in which whe reanalyzed questionnaires conducted with families and teachers of the G2 and G3 groups that met children age between two and three years, as well as observations, written and photographic records. The theoretical framework chosen for analysis sought to take in to consideration that quality care to children must necessarily establish a relationship between families and child care. The selected authors where: Dahlberg, Moss and Pence (2003); Souza (1991); Campos, Füllgraf and Wiggers (2006); Rosenberg (2002); Kuhlmann (2001); Kramer (2001) and Tiriba (1992). For the analyzes, we used the content analysis technique for the formation of the categories. Based on the data generated through the questionnaires, observation sand written records it became clear that the prospect of families on the quality of care could be grouped in to the following categories of analysis: The quality and well-being; Share with families as a quality indicator; Quality and ensuring access to early childhood education; The education al function as a quality indicator. en
dc.format.extent 116 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Creches pt_BR
dc.title Educação de 0 a 3 anos: a qualidade na perspectiva das famílias de um creche conveniada pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva Filho, João Josué da pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337026.pdf 1.432Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar