A compreensão de trabalho dos professores do PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A compreensão de trabalho dos professores do PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Mecheln, Morgana Zardo von pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:02:28Z
dc.date.available 2016-02-09T03:02:28Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337041 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158776
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa teve como objetivo geral analisar as compreensões de trabalho dos professores do PROEJA-FIC em relação às suas práticas pedagógicas. Parte da premissa de que os professores do PROEJA-FIC possuem uma compreensão de trabalho, mas que esta nem sempre fica evidente em suas práticas pedagógicas. Os aportes teóricos buscam contribuições de autores como Marx (2013), Marx e Engels (2010), Thompson (1981), Lukács (1979), Harvey (2014), Gramsci (2004), Arroyo (2013), assim como pelos documentos legais da política pública do PROEJA-FIC e demais documentos da educação profissional que o influenciam. A categoria filosófica adotada aqui é a dialética e a científica tomada por este estudo é o materialismo histórico. A abordagem de pesquisa é qualitativa e exploratória e as fontes de pesquisa caracterizam-se como: bibliográfica, documental e pesquisa de campo com o uso da técnica da entrevista semi-estruturada. Mediante esses elementos situa-se as seguintes categorias de análise: trabalho (trabalho docente e trabalho do estudante) e prática pedagógica. A pesquisa deste estudo foi realizada com professores do PROEJA-FIC, da parceria entre a SME de Florianópolis e a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, desenvolvida na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Os resultados do estudo revelaram que os professores do PROEJA-FIC têm uma compreensão elaborada da categoria trabalho, mas que as práticas pedagógicas limitam-se à dimensão histórica do trabalho. Também foi possível identificar que há tensões entre as instituições parceiras, de cunho político-pedagógico, que influenciam no desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The research s main objective is to analyze the comprehension of the work of the PROEJA-FIC's teachers towards their teaching practices. The project starts from the argument that PROEJA-FIC teachers have an understanding of work, but that is not always evident in their teaching practices. The theoretical support lays on contributions of authors such as Marx (2013), Marx and Engels (2010), Thompson (1981), Lukács (1979), Harvey (2014), Gramsci (2004), Arroyo (2013), alongside with PROEJA-FIC s legal public politics data and other documents of education that influence it. The philosophical category used here is the dialectic and the scientific used on this study is the historical materialism. The research s approach is qualitative and exploratory, while its sources are grounded on the following data: bibliographic, documentary and field research, which is based on the technique of semi-structured interviews. Through these elements is set the following categories of analysis: work (teaching work and student work) and pedagogical practice. The research of this study was designed with collaboration by the PROEJA-FIC s teachers, the partnership between the SME of Florianópolis and Canto da Ilha s School of Tourism and Hospitality, developed in the city of Florianópolis, state of Santa Catarina. The results of the study revealing that teachers have an elaborate understanding of the labor category, but the pedagogical practices are limited by the historical dimension of work. It was also possible to identify that there are tensions between the partner institutions, which comes from the political-pedagogical nature, and that influences the development of the teaching work in the classroom. en
dc.format.extent 219 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Prática de ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.title A compreensão de trabalho dos professores do PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Thiesen, Juares da Silva pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
337041.pdf 1.658Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar