Contribuições do jogo cognitivo eletrônico ao aprimoramento da atenção no contexto escolar

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições do jogo cognitivo eletrônico ao aprimoramento da atenção no contexto escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Daniela Karine pt_BR
dc.contributor.author Ribeiro, Simone Pletz pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:02:23Z
dc.date.available 2016-02-09T03:02:23Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337021 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158775
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa se propôs a investigar a aplicação de jogos cognitivos eletrônicos da Escola do Cérebro com a finalidade de perceber como se desenvolve, se aprimora e se potencializa a capacidade de atenção na interação dos alunos com os jogos eletrônicos no contexto escolar, favorecendo seu desempenho e rendimento em sala de aula. O aporte teórico se baseou em estudos sobre a atenção dentro da perspectiva da Neurociência e da Psicologia Cognitiva e estudos sobre os jogos cognitivos eletrônicos e suas aplicações. Com uma abordagem qualitativa e quantitativa, o percurso metodológico envolveu a participação de alunos, na faixa etária de 6 a 11 anos, de uma escola da rede municipal do Ensino Fundamental I, totalizando 30 alunos, divididos em grupo participante e grupo controle. A coleta de dados envolveu a aplicação de entrevista e de escala de atenção com os professores, de questionário e aplicação de teste de atenção com os pais, além da aplicação de testes de avaliação da atenção e de escala de inteligência com os alunos e do uso dos jogos cognitivos eletrônicos com o grupo participante, por um período de aproximadamente seis meses, seguindo o protocolo do atendimento focal da Escola do Cérebro. Os comportamentos dos alunos foram observados e registrados em diário de campo. Este estudo traz indicações de que os jogos cognitivos eletrônicos contribuem para melhorar a capacidade atencional dos alunos e desenvolver outras habilidades afins, como as que envolvem as funções executivas. Para jogar é preciso sustentar a atenção e gerenciar tarefas para se atingir um objetivo, habilidades que, se bem desenvolvidas, auxiliam no processo de aprendizagem.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This is a study about cognitive electronic games of "Escola do Cérebro" (School of Brain) with the purpose of realizing how the attention skill is developed, improved and maximized when students interact with electronic games at school in favor to their educational attainment. The theoretical contribution was based on studies of the attention from the perspective of Neuroscience and Cognitive Psychology and studies on cognitive electronic games and their applications. For the quantitative and qualitative approaches the methods has involved students between ages 6 to 11 from a Public Elementary School. In total there were 30 students divided in groups of participant and control. The data collection has involved application of surveys and attention scale for the teachers, questionnaire and application of an attention test for the parents, application of evaluation of attention and intelligence scale tests for the students. And with the participants group has used the cognitive electronic games for about six months according to the protocol of focal supporting of "Escola do Cérebro" (School of Brain). The student?s behaviors were observed and reported in a field journal. This study can indicate that the cognitive electronic games contribute to boost students attention skill and develop related abilities, such those which involve executive functions. It is necessary keeping attention to play and managing tasks to reach some goal. Those skills, when well developed, can help the learning process. en
dc.format.extent 196 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject.classification Cognição em crianças pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Contribuições do jogo cognitivo eletrônico ao aprimoramento da atenção no contexto escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337021.pdf 2.227Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar