O projeto Rondon como ferramenta de acesso à justiça

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O projeto Rondon como ferramenta de acesso à justiça

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dc.contributor Congresso Nacional do Projeto Rondon (2. : 2015 : Florianópolis, SC) pt_BR
dc.contributor.author Dias, Caroline Drawanz
dc.contributor.author Aguiar, Taís Rodrigues
dc.contributor.author Krüger, Felipe Ribas
dc.contributor.author Oliveira, Luís Henrique Porto
dc.contributor.author Rockenbach, Igor Armindo
dc.contributor.author Rodriguez, Giovana Cóssio
dc.contributor.author Santos, Kainan Rodrigues dos
dc.contributor.author Perez, Camila do Canto
dc.contributor.author Oliveira, Michele Mandagará de
dc.contributor.author Casarin, Sidnéia Tessmer
dc.date.accessioned 2016-02-01T13:01:55Z
dc.date.available 2016-02-01T13:01:55Z
dc.date.issued 2015-09 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158734
dc.description Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.description.abstract O Projeto Rondon se apresenta como um dos principais projetos de extensão já desenvolvidos no Brasil, promovendo a troca de saberes adquiridos na academia com a comunidade e buscando a construção de um ambiente democrático e emancipatório (BRASIL, 2015). É neste contexto que estudantes de Direito, um dos cursos mais elitistas do meio acadêmico, encontram a oportunidade de se aproximarem de uma realidade social desassistida pelo ordenamento jurídico e, mediante a educação em direitos humanos, promoverem o acesso à justiça. O estudo tem como objetivo demonstrar a importância do Projeto Rondon na aproximação entre o saber jurídico e a comunidade, atribuindo à justiça um papel conscientizador e combatendo a falta de acessibilidade ao Direito por parte da população. A fundamentação do conteúdo aqui exposto foi realizada mediante a pesquisa bibliográfica da temática proposta em livros, artigos e conteúdo normativo, bem como por meio de estudo de caso do Projeto Rondon. O curso de Direito é, historicamente, caracterizado pelo caráter elitista e conservador. Segundo Boaventura de Sousa Santos (2005), a população carente muitas vezes abdica da busca do reconhecimento de direito em razão da intimidação linguística e social produzida pelos operadores do direito, bem como pelos estudantes presentes nas assistências jurídicas gratuitas. Percebe-se, então, que o acesso à justiça não é a mera disponibilização de assistência jurídica integral e gratuita, tal como estabelece o artigo 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal, promulgada em 1988, e sim, a união de aspectos socioculturais e legais que garantem a tutela jurídica e a universalização do direito. Além de contribuir com a troca entre o saber acadêmico e a realidade social, a prática extensionista acaba implicando na formação de estudantes comprometidos com a cultura jurídica democrática, afastando-os da cultura jurídica normativista técnico-burocrática (TOKARSKI, 2009). Assim, o rondonista tende a se tornar um operador do direito que não é mero espectador da sociedade, e sim, um profissional crítico quanto aos impactos do direito no âmbito social. Dessa forma, as atividades do Projeto Rondon na área de Direitos Humanos e Justiça nas comunidades atendidas pelas operações acabam contribuindo para a promoção de métodos alternativos de garantia do acesso à justiça, levando o conhecimento jurídico àqueles que estão à margem do sistema jurídico, buscando a coesão social, a democracia e a igualdade entre todos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.title O projeto Rondon como ferramenta de acesso à justiça pt_BR
dc.type other pt_BR


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O PROJETO RONDO ... Caroline Drawanz Dias.pdf 293.5Kb PDF View/Open

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