Author:
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Tomaszewski, D. T. Z.; Menten, J. O. M.; Soares, M. R. R.; Campos, N. J.; Gonzales, P. P.; Queiroz, O. T. M. M.; Silva, R. C. F.; Pinto, S. M.; Romanelli, T. L.; Queiroz, V. M.
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Abstract:
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Os conhecimentos adquiridos na Universidade, na maioria das vezes, são pouco aplicados à realidade do país. Visto essa problemática, o Projeto Rondon foi desenvolvido para colocar em campo aquilo que se estuda em sala de aula, como uma via de mão dupla em que os universitários passam conhecimentos acadêmicos para a população, a qual adequa esses conhecimentos no seu dia-a-dia, demostrando ao universitário a real demanda da população mais carente do país, em diversos aspectos. O presente trabalho foi desenvolvido para avaliar a troca de saberes e experiências entre os rondonistas e a população, através da utilização de métodos pautados no diálogo na realização das ações desenvolvidas com diversos setores da comunidade. Foram preparadas ações com diferentes metodologias de abordagem e público alvo, destacando-se os métodos de oficina e roda de conversa, os quais se iniciaram com uma apresentação dos presentes, no sentido de diminuir a distância entre a população e os rondonistas. Com a exposição geral do tema, a população, em roda, foi dividida em grupos, formando núcleos de discussão sobre o tema. Cada grupo recebeu uma cartolina dividida ao meio na qual deveria desenhar suas ideias, por exemplo, a realidade do saneamento básico em seu bairro e como este deveria ser. Ao final da discussão interna, a roda era refeita e os grupos debatiam as questões relevantes ao tema por meio da explicação dos desenhos, momento no qual a troca de saberes foi efetiva, pois a população sentiu-se confortável para ensinar e aprender, com base sempre no diálogo e respeito ao próximo. Percebeu-se que o método de abordagem prevalecente foi eficiente para aproximar a população dos temas discutidos, provocando reflexões e aprendizado tanto para a população quanto para os rondonistas, de maneira agradável, descontraída e interessante. Conclui-se que a utilização de métodos de ação pedagógica extensionista são eficientes para a troca de saberes, pois permitem que ambas as partes estejam no mesmo grau de importância, mesmo que provenientes de locais e realidades distintos. |