Cartilha ilustrada como instrumento de educação ambiental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Cartilha ilustrada como instrumento de educação ambiental

Mostrar registro completo

Título: Cartilha ilustrada como instrumento de educação ambiental
Autor: César, A. A. L. C.; Filho, Daniel S. Ramos; Borges, Igor D. S.; Neto, José D.; Oliveira, Lucas M. de; Rosa, Mônica F.; Junior, Ronaldo L.; Madruga, Thomaz A.
Resumo: A urgência em preservar os recursos naturais cresce cada vez mais. Há a necessidade de se pensar globalmente e buscar agir localmente para que assim consigamos reduzir os impactos ambientais que nos atingem diretamente. Com esse pensamento em mente, surgiu a oportunidade de utilizar uma alternativa para atrair o interesse e incentivar a ação da população através de uma forma simples e atrativa, buscando a conscientização e educação ambiental como ferramentas para a redução de impactos antrópicos apenas com simples práticas domésticas. Colocando em foco a educação infantil, trabalhando o reaproveitamento e reciclagem de materiais, visando a preservação de matéria prima e informações sobre preservação e recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, através do formato de história em quadrinhos e usando linguagem acessível. A cartilha ambiental foi elaborada em forma de revista em quadrinhos, buscando introduzir informalmente a cartilha à população da região São Bento do Tocantins. A distribuição do material ocorreu em palestras, escolas e encerramento da operação na cidade, através de abordagens. Os 2.000 exemplares foram produzidos e distribuídos, esperando alcançar um público aproximado de 5.000 pessoas. A cidade de São Bento do Tocantins não possui saneamento básico adequado, utilizam de lixão, boa parte da população relatou que não fazem separação dos resíduos, não utilizam de coleta seletiva e possuem fossa negra para disposição do esgoto doméstico. O Rio São Bento, que banha a cidade, encontra-se com sua margem degradada pela erosão e desmate da vegetação. Através da viagem precursora foi possível identificar tais situações para trabalhar com a população. Com depoimentos coletados, as cartilhas já foram trabalhadas em salas de aula da cidade. Tendo em mente que educação ambiental é um tema que deve ser abordado sempre e que seus resultados na maioria das vezes podem ser percebidos apenas a longo prazo, a resposta que obtivemos da população foi positiva, uma vez que recebemos depoimentos dos professores que utilizaram a cartilha em sala de aula indicando que o material foi muito bem recebido pelos alunos e de fácil abordagem.
Descrição: Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158646
Data: 2015-09


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Cartilha ilustr ... - Mônica Ferreira Rosa.pdf 130.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar