Vivência docente no projeto Rondon: Operação Porta do Sol

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Vivência docente no projeto Rondon: Operação Porta do Sol

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Título: Vivência docente no projeto Rondon: Operação Porta do Sol
Autor: Vicente, Évelin; Blauth, Wagner
Resumo: Introdução: O projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com apoio das Forças Armadas, com o objetivo de promover o contato de estudantes universitários voluntários com o interior do País por meio de atividades em comunidades isoladas e carentes. Os rondonistas, que são as pessoas envolvidas no projeto, exercem no Conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e Conjunto B: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. A Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, localizada em Criciúma-SC se fez presente na Operação Porta do Sol, no município de Itapororoca-Paraíba/PB entre Janeiro e Fevereiro de 2015 com um grupo formado por dois professores, Évelin Vicente e Wagner Blauth e, por oito estudantes selecionados atuando no conjunto A. Objetivo: O objetivo do nosso trabalho, no âmbito docente, foi vivenciar a prática da extensão na sua total integralidade, com trocas de conhecimentos e experiências em áreas multidisciplinares em uma comunidade carente. Metodologia: O presente estudo foi realizado durante o Projeto Rondon – Operação Porta do Sol, na cidade de Itapororoca-Paraíba/PB. Durante o período de 27 de Janeiro de 2015 a 06 de Fevereiro de 2015 foram realizadas palestras na área da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, apresentação de teatro e cinema, caminhada ao pôr do sol para a comunidade. Estas atividades ocorreram no período diurno, vespertino e noturno, com entrega de certificados. Resultados: Nas atividades de cultura tivemos a participação de 24% da comunidade, na saúde 52%, educação 19% e direitos humanos 5%. Conclusões: O Projeto Rondon Operação Porta do sol foi uma experiência singular, uma lição de vida e de cidadania. Cada pessoa tem suas impressões pessoais, suas lembranças e seu envolvimento. Para nós docentes foi o reconhecimento, aprendizado e a valorização da cidade de Itapororoca. Garantia que a profissão docente é um crescimento contínuo. A qualidade de vida dos indivíduos participantes, tanto a comunidade, como nós docentes, certamente foram beneficiadas. Porém, a contribuição principal foi o crescimento pessoal e a descoberta das potencialidades que o ser humano possui para lidar com as mais diversas situações.
Descrição: Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158592
Data: 2015-09


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