Abstract:
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Introdução: A Universidade Federal do Triângulo Mineiro iniciou sua participação no Projeto Rondon em 2005, no retorno das atividades do Projeto com a nova estrutura baseada em “Lição de vida e cidadania” e formação de multiplicadores. Objetivo: Apresentar as regiões do país e as operações em que a UFTM participou do Projeto Rondon no período de 2005 a 2015; o número de docentes e acadêmicos rondonistas atuantes nessas Operações, e destacar as atividades realizadas. Materiais e Métodos: Foram realizadas pesquisas no site do Projeto Rondon e da UFTM, a fim de identificar as participações da Universidade nas Operações e a quantidade de docentes e alunos selecionados. Resultados: A UFTM até 2015 participou de 22 operações, sendo todas referentes ao conjunto “A” de ações (Cultura, Direitos humanos e Justiça, Educação e Saúde). Em 2014, a UFTM não participou de nenhuma Operação. As regiões e o número de participações da UFTM em cada região foram: seis na região Norte (27,3%), oito no Nordeste (36,7%), três no Centro-oeste (13,6%) e cinco no Sudeste (22,7%). Ao todo participaram 148 acadêmicos e 44 docentes. Dentre as atividades realizadas pelo conjunto A destacam-se as oficinas com: os professores (dificuldade de aprendizagem, educação inclusiva, relacionamento interpessoal), os agentes comunitários (saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, primeiros socorros, acolhimento e humanização do atendimento em saúde), as merendeiras das escolas (caderno de receitas, alimentos nutritivos, conservação e higiene dos alimentos), os conselheiros (sobre o direitos e deveres, exploração sexual, trabalho infantil), as crianças (atividades recreativas e educativas, contação de histórias), os jovens (Bullying, violência, drogas, gravidez, abuso sexual), os adultos (saúde da mulher, do homem, artesanato). Conclusão: A UFTM tem participação assídua nas Operações, atuou em 4 regiões do pais destacando o Nordeste e as atividades foram desenvolvidas para atender Ações do Conjunto A. |