Abstract:
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O processo de expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais, iniciado em meados do século XX, representa uma mudança de estrutura relevante no que tange à ampliação dos fluxos de capitais e mercadorias no mundo globalizado. Nas teorias tradicionais de fluxos comerciais os serviços eram considerados como non tradables(não comercializáveis), devido à natureza não material de sua composição. Contudo, os processos de mudança tecnológica e a nova eficácia na distribuição internacional de bens e informação, transformaram os serviços em bens comercializáveis, tradables. No cenário atual, grupos sofisticados de serviços estão substituindo as atividades manufatureiras tradicionais como setores líderes das economias centrais, em processo de transição tambémnos países em desenvolvimento. É nesse cenário de surgimento de grupos sofisticados de serviços que se insere o conceito de Software as a Service.O objetivo do presente estudo é analisar o processo de internacionalização de empresas de serviços e software as a service e entender quais são os fatores envolvidos no processo, tendo como estudo de caso a trajetória de internacionalização da empresa Contentools. Os objetivos específicos são: analisar processos e formas clássicas de internacionalização, descrever o processo crescente de internacionalização de serviços e como isso é possível hoje graças à evolução técnico-científica, entender o cenário brasileiro e catarinense de internacionalização de serviços, descrever e entender o cenário de internacionalização de empresas de Software as a Service, identificar os condicionantes da internacionalização da Contentools e desenvolver uma análise estratégica da internacionalização da empresa. O trabalho mostra e analisa o cenário acima descrito – de constantes mudanças e desafios. |