Abstract:
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Os jogos de empresas têm sido reconhecidos como importantes instrumentos auxiliares de ensino. Especificamente, o jogo GI-EPS desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina objetiva o ensino de gerência industrial. O presente trabalho utilizou o ambiente de simulação de empresas do GI-EPS para formular um módulo de mercado de capitais, permitindo ao participante exercitar decisões financeiras típicas das modernas sociedades anônimas. Talvez, tal abordagem de jogos de empresas não tivesse sido possível até agora devido a dois problemas básicos interligados: o primeiro diz respeito às controvérsias sobre a forma de se avaliar as ações. O segundo está relacionado com a grande complexidade que resultaria na tentativa de simular o comportamento do mercado. Este trabalho propõe um caminho para contornar tais dificuldades. Demonstra-se que a validade das várias abordagens depende das circunstâncias e das informações disponíveis ao analista. Em seguida, o modelo recorre às decisões dos próprios grupos participantes para configurar cenários macroeconômicos necessários ao andamento do jogo. Neste sentido, os participantes perceberão que o Jogo aproxima-se muito de uma realidade que a teoria não explica e poderão, em troca, contribuir para a construção de uma teoria geral de mercado de capitais. |