Abstract:
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Este trabalho surge de dois fatos que simultâneos: A ruptura de um cabo pára-raios de alumínio com alma de aço (CAA)) das linhas de transmissão aéreas de 500 [kV], que ligam a usina de ITAIPU a subestação de FURNAS; e a disponibilidade de uma teoria modal para o projeto ótimo de um sistema de neutralizadores viscoelásticos, desenvolvida na UFSC por Espíndola, J.J., Silva, H.P. e Bavastri, C.A. São feitas medições exaustivas das vibrações eólicas no cabo pára-raios, principalmente entre as esferas de sinalização onde a energia vibrante fica confinada, desenvolvendo grandes amplitudes. Um modelo numérico desta "estrutura" é montado, e os neutralizadores viscoelásticos são projetados por técnicas de otimização não linear. São comparados os resultados numéricos, para corroborar a eficiência do sistema de neutralizadores. Como os neutralizadores viscoelásticos induzem grande amortecimento à linha, as conseqüências práticas serão: a) Possibilidade de maior tensão de tração no cabo, com redução da flecha, e da altura das torres. b) Maior confiabilidade da linha, frente as excitaçoes eólicas. |