Abstract:
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Esta dissertação tem como objetivo investigar o emprego do grotesco, segundo as teorias de Wolfgang Kayser e Mikhail Bakhtin, em dois romances de Angela Carter: Love (1971) e Wise Children (1991). O primeiro capítulo caracteriza o "grotesco trágico", de acordo com a definição proposta por Wolfgang Kayser, bem como o "grotesco cômico", a partir do estudo de Mikhail Bakhtin. A seguir, analisa-se Love, tendo como foco de análise a trágica perspectiva de vida da protagonista do romance, a partir da descrição detalhada de seu comportamento. Neste capítulo, fica claro que o tipo de grotesco utilizado prioriza o grotesco romântico, ou trágico, assim descrito por Kayser, através da paródia do tema do amor romântico/trágico que está comprometido com o texto autenticamente "Romântico" de Edgar A. Poe. No terceiro capítulo apresenta-se a análise de Wise Children identificando-se o tom cômico empregado pelo narrador com o "grotesco cômico", assim descrito por Bakthin, focalizando-se basicamente em dois aspectos: o riso, e a velhice. A partir daí, sugere-se que houve uma modificação no emprego do grotesco cômico, ou seja, em Carter o uso do grotesco cômico reflete a ambigüidade inerente ao seu tempo, e não mais a certeza de transformação presente na interpretação Bakhtiniana do grotesco. Na conclusão, chama-se atenção para o fato de que uso dos dois tipos de grotesco identificados por Kayser e Bakhtin sofrem modificações, em Carter, que servem para demonstrar as mudancas sofridas pelo emprego contemporâneo do grotesco na narrativa. |