Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo principal verificar se as mudanças nos padrões de competição influenciaram ou influenciam nos procedimentos de avaliação de investimentos nos setores selecionados. A realização do mesmo teve como método básico o estudo multicaso, o qual envolveu uma série de entrevistas em doze empresas, sendo seis da agroindústria de carnes e seis da indústria de revestimento cerâmico. O elevado grau de competição e a internacionalização das atividades justificam a opção pelos setores, enquanto a escolha das empresas se deve à liderança das mesmas em âmbito nacional. Levando-se em conta uma revisão bibliográfica bem abrangente e os resultados do estudo multicaso, conclui-se que, de acordo com os paradigmas atuais de competição, a atratividade de um projeto de investimento é muito mais um problema de sua adaptabilidade ao padrão de concorrência do que propriamente uma simples relação entre uma taxa interna de retorno e uma certa taxa mínima de atratividade. Neste sentido, um novo referencial teórico, abordando o problema a partir de variáveis quantitativas e qualitativas, tal como exigido para permitir maior consistência à decisão, é uma recomendação fundamental. |