Abstract:
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Balneário Camboriú, município de Santa Catarina, Brasil, vive principalmente do turismo. Na época do verão (alta temporada), que corresponde a menos de três meses por ano, a demanda por hotéis é elevada, garantindo quase que plenamente a ocupação dos quartos. É no período de baixa temporada, que se estende por nove meses ao ano, que a preocupação dos administradores públicos e privados sobretudo do setor hoteleiro, se concentra. A atração de turistas nesse período é obviamente mais difícil, exigindo maior cuidado na qualidade dos serviços e na fixação das tarifas. Hoje, a classificação dos hotéis por parte da Embratur, embora de uso disseminado no País, não contempla uma série de atributos que o turista efetivamente considera ao selecionar um estabelecimento hoteleiro para se hospedar. Assim, o conhecimento das preferências do hóspede, bem como dos pesos relativos que atribui a cada fator, é um ponto importante no marketing dos hotéis. Em nossa pesquisa utilizamos técnicas de preferência declarada, que constituem uma metodologia moderna de medição quantitativa das preferências, sendo utilizadas, no exterior, em Marketing e em estudos de transportes. As pesquisas foram realizadas nos meses de março e abril de 1994, nos estabelecimentos hoteleiros de Balneário Camboriú e junto a turistas brasileiros e estrangeiros (argentinos, uruguaios e paraguaios). Uma vez ajustado o modelo, foi analisado o perfil de oferta dos principais hotéis de Balneário Camboriú, sendo fornecidas comparações e sugestões de marketing para o setor hoteleiro local. |