Abstract:
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Esta dissertação tem como propósito o desenvolvimento de uma metodologia baseada em sensoriamento remoto aplicado, que utilizou séries históricas de fotografias aéreas e imagens de satélite tipo SPOT HRV, através de estudos de foto interpretação clássico e outras fontes de dados, explorou o potencial deste ferramental de trabalho, identificando e fornecendo subsídios que auxiliem na solução dos problemas detectados na área de estudos, decorrentes da expansão urbana, sistema viário e uso do solo entre os anos de 1957 e 1990, envolvendo os municípios de Biguaçú, São José e Palhoça. Através da metodologia proposta, foi desenvolvido todo um processo de monitoramento, que permitiu conhecer e acompanhar no período pré estabelecido a dinâmica das alterações e tendências observadas, considerando que as expansões urbanas espontâneas, características de cidades não planejadas, costumam acontecer também em função de novas alternativas oferecidas pelo sistema viário existente, através de novas rotas, destacando-se aqui a construção da BR 101/SC ao longo da área pesquisada, e que deu origem a grande conturbação. O trabalho compreendeu basicamente três etapas: numa primeira, apresentou um embasamento teórico, explorando os vários aspectos relativos ao uso do solo, transporte, rede viária, planejamento, etc., associadas a aplicação das técnicas de Sensoriamneto Remoto, após, caracterizada a Área de Estudos e conhecimento dos problemas existentes, foi desenvolvida uma metodologia utilizando procedimentos visuais e manuais, na última etapa, fez-se a aplicação da metodologia, com a discussão dos resultados obtidos com apresentação das conclusões e recomendações. |