Abstract:
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O objetivo deste estudo é analisar as estratégias que os estudantes brasileiros usam para resolver seus problemas comunicativos em uma língua estrangeira nas duas fases de produção de fala: planejamento e execução. Adicionalmente, a relação entre nível de proficiência do aluno e o uso de estratégias de comunicação e signos de hesitação é discutida. Os dados para o estudo foram obtidos de alunos de três diferentes níveis de proficiência e foram testados em três diferentes atividades. A metodologia empregada para se obter o processo mental de produção de fala do aluno foi baseado em dados de desempenho e análises introspectivas. A taxonomia empregada para a identificação das estratégias de comunicação foi baseado em tipologias existentes, mais especialmente a de Tarone, Cohen e Dumas, 1980; Faerch e Kasper, 1984; Willhems, 1987 e Oxford, 1990. Os resultados gerais deste estudo indicaram que apesar dos falantes basicamente empregarem o mesmo tipo de estratégia de comunicação e signos de hesitação para superar seus problemas comunicativos, a freqüência de estratégias de comunicação e os signos de hesitação variam de acordo com os níveis de proficiência, mostrando que os estudantes brasileiros evoluem em termos de tipo e freqüência no uso de estratégias de comunicação e signo de hesitação, sugerindo que o comportamento comunicativo dos falantes é transitório e dinâmico. |