Abstract:
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O objetivo geral deste trabalho consiste em demonstrar que as oportunidades que oferecem as novas tecnologias de equipamentos e processos, são fundamentais para a competitividade das empresas de manufatura. Este, inicia-se mostrando a evolução da administração da manufatura e discutindo as causas pelas quais as empresas industriais ocidentais estão sendo cada vez menos competitivas perante seus concorrentes asiáticos, particularmente os japoneses. Conclui-se que os desajustes provêm da excessiva ênfase dada à produtividade e se necessita pensar estrategicamente em relação às decisões de produção. Em consequência disto analisam-se alguns modelos de administração da manufatura, que visam demonstrar que uma poderosa vantagem competitiva pode ser criada mediante uma estratégia de produção. Porém, estes modelos não consideram o potencial de competitividade oferecido pelas "Novas Tecnologias de Manufatura", na formulação, não só da estratégia de produção, como também, na estratégia global da empresa. Na etapa seguinte, descreve-se este recurso, mostrando suas características, seus benefícios estratégicos e discutindo a problemática de sua implementação. Conclui-se este estudo revelando a necessidade de incorporar estas novas tecnologias na escolha de decisões estratégicas, para que possa sobreviver competitivamente no futuro. |