Abstract:
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Descrevem-se alguns aspectos do comportamento dinâmico de rotores de turbogeradores, que possuem diferentes valores de rigidez em seus dois planos ortogonais de deflexão, através do método de elementos finitos. Esta assimetria elástica de rotores horizontais causa, por ação da gravidade, vibrações dobradas por rotação; conseqüentemente, velocidades críticas adicionais surgem no problema. Utilizam-se os elementos finitos da teoria de vigas de Timoshenko na modelagem do sistema e o modelo permite analisar os problemas de flexão e de torção, que são desacoplados. Um programa computacional é utilizado para calcular as freqüências naturais, as velocidades críticas e a resposta a um desbalanceamento distribuído de um rotor assimétrico apoiado em mancais discretos elásticos e simétricos. Desenvolve-se uma análise de sensibilidade da resposta desbalanceada para verificação dos pontos críticos da estrutura a variação de massa, visando a seleção dos planos de balanceamento. Selecionados os planos de colocação das massas balanceadoras, efetua-se a operação de balanceamento através do método dos coeficientes de influência. |