A apropriação do jornalismo na propaganda eleitoral de rádio: a campanha presidencial de 2014

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A apropriação do jornalismo na propaganda eleitoral de rádio: a campanha presidencial de 2014

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Title: A apropriação do jornalismo na propaganda eleitoral de rádio: a campanha presidencial de 2014
Author: Santos, Ébida Rosa dos
Abstract: O rádio é um meio de comunicação massivo que historicamente tem sido utilizado com fins informativos e políticos. Com a chegada da modernidade, novos elementos têm sido inseridos para atualizar também o conteúdo e manter a audiência. Esses novos cenários despontam, trazendo produtos comunicacionais cada vez mais mistos em gêneros, formatos e linguagens. É a partir desse ainda novo momento da comunicação que esta pesquisa propõe-se a estudar a simulação do jornalismo dentro da propaganda eleitoral. Para isso se detém na análise dos programas dos candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), veiculados pelo Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral de 2014. Os objetivos foram: verificar como as escolhas discursivas moldaram os programas; detectar as características e as técnicas do jornalismo que foram apropriadas; e questionar e compreender os efeitos que esse processo de simulação pode ter sobre o jornalismo e seu público. A pesquisa adotou como estratégias metodológicas o estudo de caso, levado a cabo por meio de duas fichas analíticas aplicadas aos programas, que foram interpretadas com base nos preceitos de interpretação e inferência da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977) e Heloíza Herscovitz (2010). Dentre os aspectos teóricos trabalhou-se a produção jornalística; as aproximações entre jornalismo e propaganda; e a perspectiva histórica do uso político do rádio.<br>Abstract : The Radio is a mass communication media that has always been used for information and politicians purposes, especially in its early years. Within the modernity, new elements have been inserted to also update the content and keep the audience. These new scenarios emerged, bringing communication products increasingly mixed in genres, formats and languages. Since this new communication period, this research aims to study the simulation of journalism within the political campaign. For this, there were analysed twenty programs of the three major candidates, Aécio (PSDB), Dilma (PT) and Marina (PSB), showed in the 2014 Free Program of Electoral Propaganda. The objectives were: to verify the discursive choices made in the programs; to detect the characteristics and techniques of journalism that were appropriate; and to question and to understand the effects that this process of simulation can have on journalism and its audience. The study adopted as methodological strategies the case study, carried out by means of predefined categories in two analytical chips applied to programs which were interpreted based on the principles of interpretation and inference of Laurence Bardin Content Analysis (1977), Heloíza Herscovitz (2010). Among the theoretical aspects, there were adduced: journalistic production; similarities between journalism and propaganda; and the historical perspective of the political radio use.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157349
Date: 2015


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