As competências audiovisuais e os novos letramentos na escola

DSpace Repository

A- A A+

As competências audiovisuais e os novos letramentos na escola

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fantin, Monica pt_BR
dc.contributor.author Cavicchioli, Gabriela Spagnuolo pt_BR
dc.date.accessioned 2015-12-22T03:01:57Z
dc.date.available 2015-12-22T03:01:57Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 336462 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157278
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca investigar de que forma os novos letramentos podem contribuir para desenvolver habilidades e competências audiovisuais dos alunos na escola, com o objetivo de identificar os níveis de competências dos jovens envolvidos e refletir sobre o uso do audiovisual na prática pedagógica e as formas de apropriação dessa linguagem. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na perspectiva da Mídia-educação, envolvendo uma combinação metodológica com estudos teóricos e pesquisa empírica, com duas turmas do 6º ano, em duas escolas públicas de Florianópolis - SC. Com base em referenciais teóricos da Mídia-educação (Fantin, Rivoltella), em conceitos de Competência Midiática/Audiovisual (Rivoltella, Aguaded, Ferrés) e Novos Letramentos (Lankshear, Knobel, Jenkins, Gee), este estudo também fez parte da pesquisa Multiletramentos e aprendizagens formais e informais: possíveis diálogos entre contextos escolares e culturais, bem como dialogou com aspectos da pesquisa interinstitucional Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos. Ao refletir sobre as possíveis relações entre múltiplas linguagens, competência audiovisual - a partir das dimensões Linguagem, Produção e Difusão, Tecnologia, Interação - e os novos letramentos na escola, destaca-se a importância de trabalhar propostas didáticas de forma articulada com as novas perspectivas de letramento. A pesquisa evidencia que as diferentes competências dos alunos se desenvolvem nos espaços da educação formal e informal pois, quando se está operando no âmbito das competências, também se está desenvolvendo práticas de novos letramentos. <br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The present paper intends to investigate how the new literacies can contribute to develop student s audiovisual abilities and competencesat school, with the purpose of identify the involved young s competences levels and reflect about the audiovisual using into the educational practicing and the adequacy methods of this language. Therefore a qualitative research from the perspective of Media-educationwas developedwith two fifth grade classes at two public schools in Florianópolis SC,involving a methodologic combination with theoretical studying and empirical researches.Based on Mediaeducationtheoretical references (Fantin, Rivoltella), on concepts of Media/Audiovisual Competence (Rivoltella, Aguaded, Ferrés) and New Literacies (Lankshear e Knobel, Jenkins, Gee), this paper was also part of a research called Multiliteracies and formal and informal learnings: possible dialogue between school and cultural context, besides it was linked to the inter-institutional research Media Competences in brazilian and euro-americans scenario.Reflecting about the possible relations between multiple languages, audiovisual competence  from the following dimensions: Language, Production and Diffusion, Technology, Interaction  and the school new literacies, it is important pointing to the relevance of working didactic proposals articulated with the new literacy perspectives. The research reinforces that the students different competences develop in formal and informal education environment because when thinking about competences, new literacy practices are also being developed. en
dc.format.extent 1 v.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Alunos pt_BR
dc.subject.classification Ensino audiovisual pt_BR
dc.subject.classification Letramento pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.title As competências audiovisuais e os novos letramentos na escola pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
336462.pdf 4.535Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar