dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Barra, Breno Salgado |
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dc.contributor.author |
Almeida, Daniel Pedroso de |
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dc.date.accessioned |
2015-12-14T13:35:25Z |
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dc.date.available |
2015-12-14T13:35:25Z |
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dc.date.issued |
2015-12-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157148 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho visa dimensionar o pavimento do corredor exclusivo de ônibus dos binários das ruas Dr. João Colin e Blumenau, umas das principais vias da cidade de Joinville-SC, que fazem a ligação entre o terminal Norte e o terminal Central do município. O transporte público coletivo, imprescindível para a vitalidade econômica e social das cidades modernas, vem se mostrando de fundamental importância nos grandes centros urbanos, funcionando como uma alternativa ao transporte particular, visto que o trânsito caótico faz que os condutores percam demasiado tempo trafegando nas vias. No entanto, para que a população opte por este modal, deve-se garantir um transporte eficiente, seguro e com bom nível de conforto, em que se destacam os veículos utilizados e principalmente a condição do pavimento. Nesse contexto, o procedimento adotado para dimensionamento da estrutura será a metodologia americana do Portland Cement Association (PCA), de 1984, consagrado mundialmente no campo da pavimentação. Visando-se obter uma estrutura apta a receber os esforços provenientes do tráfego, foi retirada uma amostra do solo do subleito das vias para um estudo geotécnico, assim como foram estudados materiais provenientes das jazidas da região de Joinville, para compor a estrutura do pavimento. A caracterização dos materiais constituintes da solução de pavimentação foi realizada por meio de ensaios laboratoriais, tais como o de granulometria, compactação Proctor, índice de suporte Califórnia, limites de consistência e massa específica real dos grãos. A compilação dos dados referentes ao estudo e composição do tráfego foram obtidos em parceria com um órgão da Prefeitura de Joinville. Os resultados obtidos indicam que embora haja limitações provenientes da metodologia utilizada, se os princípios de concepção forem adotados corretamente, o pavimento rígido é a alternativa mais viável, perante o aspecto técnico, em pavimentos de corredores de ônibus, resultando numa estrutura capaz de garantir as características básicas do conforto, segurança e economia de custos com a operação dos veículos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to dimensioning the pavement of an exclusive bus lane on the binary of the streets Dr. João Colin and Blumenau, one of the mains streets in the city of Joinville-SC, which makes the connection between the city’s North Station and Central Station. The public transportation by bus, essential for the economic and social vitality of modern cities, has proved to be of fundamental importance in major urban centers, acting as an alternative for the particular transport, since the chaotic transit makes the drivers lose a lot of time driving on the streets. However, for the population to choose for this modal, it must ensure an efficient transport, safe and with a good level of comfort, in which highlight the vehicles used for transport and mainly the condition of the pavement. In this context, the procedure adopted for the dimensioning of the structure was the American methodology of the Portland Cement Association (PCA), created in 1894 and globally established in the field of paving. Aiming to obtain a structure that is able to receive the efforts from the traffic, it was taken out a sample of the soil from the subgrade in the street for a geotechnical study, it was also studied materials from deposits in locations surrounding Joinville, with the purpose of compose the structure of the pavement. The characterization of the materials included in the paving solution was made by means of laboratorial tests, such as particle size distribution test, Proctor compaction, California Bearing Ratio, Atterberg limits tests and specific gravity of grains. The compilation of data for the local traffic and the vehicles fleet were obtained in partnership with an organization of the Joinville City Hall. The results shows that although there are limitations on the methodology used, the concrete pavement, if the conceptual principles were correctly adopted, it is the most viable alternative, by the technical aspect, in the pavement of the bus lanes, resulting in a structure that is able to ensure a trilogy of comfort, safety and economy with the operation of the vehicles. |
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dc.format.extent |
104 f. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Joinville, SC |
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dc.subject |
Corredor de ônibus |
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dc.subject |
Pavimento rígido |
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dc.subject |
Dimensionamento |
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dc.subject |
Portland Cement Association (1984) |
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dc.subject |
Estudos geotécnicos |
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dc.title |
Solução do projeto de pavimento rígido - estudo de caso: corredor de ônibus do binário das Ruas Dr. João Colin e Blumenau |
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dc.type |
TCCgrad |
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dc.contributor.advisor-co |
Heidemann, Marcelo |
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