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O principal objetivo deste trabalho é a realização de um estudo das ocorrências geológicas do Norte do Estado de Santa Catarina, mais especificamente da Região Metropolitana de Joinville, para fins de aplicação como materiais agregados em serviços de pavimentação. Para tanto, foram exploradas as jazidas mais utilizadas da região supracitada, resultando um total de quatro logradouros. A motivação para realização desta pesquisa provém do crescente aumento do transporte de cargas pelo modal rodoviário, proporcionando a necessidade de projetos de infraestruturas adequadas ao suporte do tráfego cada vez mais intenso, e até mesmo além dos limites permitidos. Logo, os materiais selecionados para compor as estruturas de pavimento devem apresentar propriedades capazes de suprir estas solicitações. A metodologia adotada abrangeu diversas vertentes de atuação dos profissionais das áreas mineralógica e de Engenharia Civil, tais como: acompanhamento dos processos de extração e beneficiamento dos agregados; verificação da classificação geológica das ocorrências minerais; determinação laboratorial das características físicas e mecânicas dos materiais testados; os ensaios de caracterização realizados com as amostras coletadas, em laboratório, compreendem aqueles utilizados correntemente em serviços destinados à pavimentação de vias, abrangendo aspectos como: desgaste por abrasão, morfologia das partículas, resistência ao ataque por solução de Sulfato de Sódio e adesividade do agregado ao ligante betuminoso. Os resultados obtidos evidenciaram uma favorável formação geológica para a produção de agregados, assim como também uma adequada capacidade de produção das empresas atuantes na região de estudo. No que tange à composição mineralógica, ficou evidente que o elevado percentual de Quartzo nas amostras favoreceu o baixo desgaste por abrasão Los Angeles, bem como a presença dos minerais secundários Clorita e Sericita, quando presentes, proporcionou um aumento da perda por ataque químico |
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