Abstract:
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A descoberta de bacias petrolíferas marinhas em águas cada vez mais profundas motiva uma constante batalha no desenvolvimento de tecnologias que viabilizem sua exploração. Nesses casos torna-se inviável a utilização de plataformas fixas, fazendo-se necessária a utilização de sistemas flutuantes com posicionamento dinâmico ou linhas de ancoragem. É importante observar, que o deslocamento excessivo das plataformas resultará em danos aos risers e sistemas de produção e, portanto, umas das etapas principais no projeto de unidades de produção flutuantes é o dimensionamento das linhas de ancoragem. O projeto de sistemas de ancoragem com múltiplos pontos requer o conhecimento do comportamento físico e da dinâmica do sistema para a correta modelagem. Visando iniciar o estudo de sistemas de ancoragem, este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de linhas homogêneas dispostas em catenária inelástica, estudando a dinâmica de equilíbrio do sistema, variando suas propriedades e a resposta do sistema quando sujeito à forças externas. Na realização deste estudo, apresenta-se uma revisão bibliográfica e o desenvolvimento de um modelo para o equilíbrio de um sistema de ancoragem composto de duas linhas homogêneas dispostas em catenária inelástica. |