dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Padilha, Liseane Thives |
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dc.contributor.author |
Schmitt, Samuel koch |
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dc.date.accessioned |
2015-12-11T17:35:50Z |
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dc.date.available |
2015-12-11T17:35:50Z |
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dc.date.issued |
2015-11-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157095 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Brasil tem um predomínio do transporte rodoviário, mas possui graves deficiências no sistema, o que prejudica a economia, afeta a competividade e reduz a qualidade de vida da população. Desta forma, é de suma importância o estudo do impacto causado pela nova Resolução nº 489 DE 05 DE JUNHO DE 2014 que alterou a tolerância de peso permitida sobre a carga legal dos veículos comerciais para 10% além desta carga. O aumento de 10% de peso nos veículos comerciais trafegando nas estradas do país acelera a degradação do pavimento e reduz a sua vida de projeto. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto na vida útil e a estrutura de pavimentos hipotéticos levando em conta o excesso de carga permitido por meio da Resolução. Para tanto, os pavimentos foram dimensionados por dois métodos de dimensionamento, o método empírico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNER/81 que é preconizado em norma e o método empírico-mecanicista com auxílio do software BISAR 3.0. Como resultado, constatou-se que um aumento de 10% de peso em relação à carga legal gerou a elevação de 71% do número N. Com o número de repetições do eixo padrão resultante foi feito o dimensionamento da estrutura começando pelo método empírico e depois o método empírico mecanicista. Para o método DNER/81 a estrutura resultou semelhante para os dois tráfegos e foi uma estrutura mais compacta que a obtida pelo outo método. A estrutura obtida pelo método empírico mecanicista foi mais robusta e com um aumento de 15% na espessura camada de revestimento para carga legal +10% em relação à carga legal. Como a estrutura ficou muito robusta foi sugerido o acréscimo de uma camada de asfalto borracha para diluir melhor a distribuição dos esforços entre camadas além de o asfalto borracha possuir maior resistência à fadiga. Este resultado foi mais coerente, tornando a espessura do pavimento mais resistente com a utilização da mistura com asfalto borracha. Também foi constatado que se aumentar a tolerância de peso e não dimensionar o pavimento para esta sobrecarga a vida útil do pavimento terá uma redução muito drástica aumentando ainda mais as patologias nas estradas brasileiras causando mais perdas econômicas e de segurança. Por isso que se torna tão importante o estudo dos impactos da nova lei de tolerância de excesso de peso. |
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dc.format.extent |
xx f. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject |
Pavimentos flexíveis, métodos de dimensionamento, pavimento asfáltico, Número N, Carga legal. |
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dc.title |
Avaliação da Tolerância de Peso Permitida Por Eixo no Dimencionamento de Pavimentos Flexíveis |
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dc.type |
transcription |
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