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Este trabalho estuda a eficiência de sistemas de pavimento drenante quanto à capacidade de filtragem de poluentes, oriundos do tráfego e da atmosfera, e quanto à capacidade de infiltração de água pluvial, para aproveitamento em edificações. Também foi estudado o estado tensão-deformação de um pavimento drenante por meio de simulação computacional. A partir de granulometrias open graded foram confeccionadas três placas asfálticas. Posteriormente foram construídos dois sistemas multicamadas de pavimento drenante. Estes sistemas são compostos de agregados e placas asfálticas, que simulam a estrutura de um pavimento. Inicialmente foram analisadas as placas asfálticas, individualmente. Em seguida, foram montados os sistemas. Os sistemas foram expostos a eventos de chuva e estudados quantitativamente e qualitativamente, com os agregados, componentes de suas camadas, em seu estado natural. Posteriormente, o experimento foi repetido, mas com os agregados lavados, com o intuito de verificar se as camadas continham impurezas que contaminavam a água infiltrada. Nas placas e nos sistemas foi infiltrada água diretamente da precipitação e água do escoamento superficial (runoff) de vias públicas de Florianópolis. Na análise quantitativa foi medida a quantidade de água infiltrada nos sistemas e nas placas. No estudo qualitativo foram analisados os parâmetros pH, oxigênio dissolvido, amônia, nitrito, fósforo, ferro, alumínio, zinco, cobre e cromo, nas placas e nos sistemas. No experimento verificou-se que os sistemas de pavimento drenante infiltraram cerca de 90,0% da água de precipitação incidente, assim como as placas. Em relação à filtragem, ambos os sistemas, com os agregados lavados, tiveram resultados satisfatórios quanto à redução do nível de poluentes da água de runoff. A concentração média dos parâmetros na água infiltrada, com exceção do pH e oxigênio dissolvido, que não sofreram influência notória, reduziu de 17,0 a 100,0%. A amônia, por exemplo, reduziu cerca de 60,0%, e os parâmetros nitrito e fósforo reduziram de 51,0 a 81,0%. Deste modo, verificou-se que sistemas multicamadas de pavimento drenante têm potencial de filtragem de poluentes oriundos do tráfego de veículos, podendo ser utilizados como forma de captação e filtragem primária de água pluvial para uso não potável em edificações. |
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