Marcas históricas da matemática moderna no Brasil

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Marcas históricas da matemática moderna no Brasil

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dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.date.accessioned 2015-11-26T15:58:48Z
dc.date.available 2015-11-26T15:58:48Z
dc.date.issued 2005-06
dc.identifier.citation PINTO, N. B. Marcas históricas da matemática moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba/Pr, v. 5, n.16, p. 25-38, 2005. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156658
dc.description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=600&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract O Movimento da Matemática Moderna, desencadeado no Brasil, especialmente em 1960 e 1970, provocou mudanças significativas nas práticas escolares. No entanto, ainda não conhecemos o alcance e as implicações dessas mudanças nas práticas pedagógicas de Matemática. O presente artigo, ao focalizar aspectos históricos desse movimento, aponta formas de sua apropriação pela comunidade científica brasileira como também tenta localizar formas possíveis de inserção das idéias modernizadoras na materialidade do cotidiano escolar. Inicialmente, focaliza antecedentes do Movimento da Matemática Moderna, analisando ações desencadeadas pela comunidade científica em prol da propagação do movimento que “revolucionou” o ensino de Matemática, especialmente, ações efetivadas pelos participantes dos Congressos Brasileiros de Ensino de Matemática, realizados no Brasil, na década de 50. Em seguida, localiza, nas provas de Matemática do Exame de Admissão ao Ginásio aplicadas, no Estado de São Paulo, no período de 1931 a 1969, vestígios das alterações ocorridas no ensino de Matemática, durante esse período. Finalmente, mostra formas de incorporação das idéias da Matemática Moderna nas práticas escolares, utilizando relatos de dilemas vividos em sala de aula por uma protagonista do movimento nos anos 60. Ao desvelar aspectos da penetração do movimento na escola brasileira, o presente estudo sinaliza para as implicações e conseqüências na experiência matemática dos agentes escolares, destacando a importância e a necessidade de ampliação de estudos culturais acerca da vida e morte desse movimento, que assustou pais e ocupou, de forma exagerada a cabeça dos alunos, com uma simbologia rigorosa e abstrata, que em nada enriqueceu a formação científica do cidadão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject práticas escolares pt_BR
dc.subject marcas históricas pt_BR
dc.title Marcas históricas da matemática moderna no Brasil pt_BR
dc.type Article pt_BR


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