Abstract:
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Na mensagem o Governador afirma que o nível educativo do Paraná teve melhora em seu coeficiente de produção e em seu aspecto cultural e técnico. Diz que está sendo feita uma reconstrução, onde elenca ações como a reforma dos métodos e processos de ensino, a elaboração do Código de Educação e a difusão de novas doutrinas pedagógicas. Aponta que vários problemas foram solucionados, citando a elaboração de programas segundo as lições da psicologia diferencial e experimental; adaptação dos conhecimentos às tendências e instintos da criança, a aplicação de métodos atuais de ensino, citando, por exemplo, Decroly, Montessori, Dervei, Ferrière, Kirchensteiner, Kiltpatrick e os brasileiros Lourenço Filho e Fernando de Azevedo; aplicação de métodos de comprovada eficiência como método de projetos, centros de interesse, jogos educativos, “Sistema Platoon”, etc. Entre outros assuntos, é tratado do Código de Educação (em elaboração), das Escolas Normais e da remodelação do curso de especialização pedagógica com a criação da Escola de Professores para aperfeiçoamento técnico-cultural do magistério. |