Meta-avaliação: uma década do processo de avaliação institucional do SINAES

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Meta-avaliação: uma década do processo de avaliação institucional do SINAES

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Título: Meta-avaliação: uma década do processo de avaliação institucional do SINAES
Autor: Pinto, Rodrigo Serpa
Resumo: A avaliação acompanha o homem em todas as suas ações, embora muitas vezes nem seja percebida, ao menos de forma consciente. A todo momento e nas mais diversas situações a avaliação está presente. O intuito da avaliação é a emissão de um julgamento sobre uma determinada realidade, a fim de se tomar uma decisão. No âmbito coletivo, a avaliaçao torna-se mais complexa, tendo em vista os interesses distintos e as diferenças valorativas que cada um faz da realidade. Embora a avaliação esteja presente em todos as esferas da vida humana, foi na educação que ela encontrou campo fértil de aplicação e estudo. Esta Tese tem como tema a avaliação da avaliação, também conhecida como meta-avalilação. A meta-avaliação é um modo de assegurar e comprovar a qualidade da avaliação, por meio do acompanhamento, da revisão e do aperfeiçoamento do processo avaliativo. O campo de investigação desta Tese corresponde às Instituições de Educação Superior, delimitado pelas Universidades, sendo o objeto de estudo o Processo de Avaliação Institucional. A motivação se deu em virtude do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Supeiror  SINAES, vigente no Brasil desde 2004, ter completado uma década de operacionalização, o que justifica a necessidade e a importância de se realizar uma meta-avaliação. Tendo em vista que as Instituições de Educação Superior são classificadas de acordo com a sua Organização Acadêmica (Universidades, Centros Universitários e Faculdades) e Natureza Administrativa (Públicas e Privadas), e que seria impossível realizar a meta-avaliação num universo de aproximadamente 2.700 IES, optou-se pelas Universidades (tanto Públicas como Privadas), que finalizaram o seu Processo de Avaliação Institucional e tiveram a sua Portaria de Recredenciamento publicada no Diário Oficial da União até o dia 14 de Abril de 2014 (data em que a Lei do SINAES completou 10 anos). Sendo assim, o objetivo geral desta Tese é Meta-avaliar o Processo de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, promovido pelo SINAES, no período de 2004 à 2014. Cabe salientar que o SINAES também abrange outros dois processos avaliativos: o dos Cursos de Graduação e o do Desempenho dos Estudantes. Mas, é o Processo de Avaliação Institucional o centro do Sistema, pois considera um conjunto de dimensões que retratam a realidade de cada Instituição. A escolha das Universidades como delimitação do campo, deu-se pelo entendimento de que esse tipo de IES é o mais representativo, considerando as suas características e os requisitos que a classificam como tal. A data limite para a consulta (e, consequentemente, para a coleta dos dados), embora simbólica, deu-se pela necessidade de se fazer um recorte na pesquisa, pois, como a avaliação institucional é um processo dinâmico e contínuo, a todo momento novas avaliações estão sendo realizadas e finalizadas. De um total de 158 Universidades, 66 se enquadraram nos critérios estipulados, sendo 25 Públicas e 41 Privadas. Os resultados indicaram que as Universidades Privadas foram melhores avaliadas em quase todas as Dimensões Institucionais, além de não terem obtitdo média conceitual abaixo do nível satisfatório de qualidade em nenhuma Dimensão. Apenas na Dimensão 2  Políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão, e na Dimensão 5  Políticas de Pessoal, as Univesridades Públicas tiveram um desempenho melhor; em contrapartida, obtiveram média conceitual insatisfatória na Dimensão 1  Missão e PDI e na Dimensão 8  Planejamento e Avaliação. A Dimensão 3  Responsabilidade Social, foi a que obteve a melhor média conceitual tanto nas Públicas como nas Privadas. Por fim, para o julgamento do mérito e do valor do Processo de Avaliação Institucional do SINAES, utilizaram-se os Padrões de Avaliação do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, os quais indicaram que, em geral, o Processo atende aos requisitos para os quais foi destinado e satisfaz as necessidades dos stakeholders.<br>Abstract : The evaluation has followed man through his all actions, although many times it was not even realized, at least consciously. At all times and in the most varied events, evaluation is present. The evaluation intends to deliver a judgment about a reality to form a decision. In a collective view, evaluation becomes more complex, as shown between different interest and also different reality s values and views. Although evaluation can be found in each field of human life, it s in education that it has found a research applicable productive one. This Thesis has as a theme the evaluation s evaluation, known as metaevaluation. The metaevaluation is a way to ensure and to check the quality of an evaluation, accompanying, checking and improving the evaluation process. This Thesis field of investigation corresponds to Superior Educational Institutes, specified in the universities, and has taken as an object the analyses of the Institutional Evaluation Process. As SINAES  the brazilian national superior educational evaluation system  completes a decade in operation, takes place the need and importance of a metaevaluation, and that s what this Thesis is about. The Superior Education Institutes (IES) are classify by their academic organization (universities, university centers and faculties) and administrative nature (public or private). It became impossible to do a metaevaluation at over 2.700 IES together. That said, this research choose to study the Universities  public and private  that had ended their evaluation process and had received their Reaccreditation Ordinance publicized in the Federal Official Press till April 14 2014  date when the SINAES completed 10 years. Therefore, this Thesis prior objective is to metaevaluate the brazilian universities Institutional Evaluation Process, promoted by SINAES between the years of 2004 and 2014. The SINAES method involves two evaluation process: one of the graduation courses and other involving the alumni. Meanwhile, the Institutional Evaluation Process is the center of the system, because it concentrates all dimensions of each institute s reality. The reason for choosing universities as the object of study was the comprehension that this kind of IES is more representative. The period of analyses was chosen for being symbolic, as the research needs to have a time cut, because evaluations are made time by time continuously. From 158 brazilian universities, 66 correspond to the criterions used, 25 of them public and 41 private. The results indicated that the private universities were best evaluated in most of the Institutional Dimensions, besides none of those got any conceptual grade under satisfying level of quality. Only on the Second Dimension  Education, Research and Extension, and on the Fifth Dimension  Human Resource Policy, the public universities had grades higher than private ones; however, the public ones got conceptual grade under satisfying level of quality on the First Dimension  Mission and  PDI  and also on the Eighth Dimension  Planning and Evaluation. The Third Dimension  Social Responsibility was the one which has the best grades, by both public and private universities. To get to those conclusions and for judging the merits of the SINAES Institutional Evaluation Process this study used the Evaluation Patterns of Joint Committee of Standards for Educational Evaluation, which had indicated that in general the process attends the requirements for which was designated and satisfy the stakeholders formalities.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136489
Data: 2015


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