Abstract:
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O livro é composto de duas partes que podem ser lidas de forma independente, ambas com grande riqueza teórica e exemplos empíricos, o que facilita o entendimento da abordagem dos autores sobre o assunto. É possível também fazer uma leitura conjunta, na qual as duas partes do livro se complementam, mostrando como o ensino e a pesquisa se inter-relacionam e como é possível o uso de estudos comparativos na explicação de temas ligados à Geografia Econômica. Na primeira parte a discussão sobre os sistemas de ensino no Brasil e na Espanha dão a base para se tratar da especificidade do ensino da Geografia Econômica. Partindo-se desta discussão e da evolução do pensamento geográfico chega-se a uma interessante proposta metodológica para o ensino desta disciplina, algo muito útil para professores universitários e do ensino básico. A segunda parte do livro trata de um estudo de caso, o da cadeia produtiva da carne suína, na qual conceitos importantes como industrialização, tecnologia, ciclos, estratégias empresariais e inovação são tratados como base explicativa da dinâmica do setor analisado no Brasil e na Espanha. O uso da ideia de gênese e desenvolvimento de um setor econômico mostra a lei do movimento e identifica as principais questões que explicam a dinâmica espacial ligada à atividade econômica. |