Abstract:
|
Desenvolvida para utilização baseada na teoria literária, a ferramenta DLNotes2 tem como objetivo propor aos usuários fazerem anotações semânticas e estruturadas no ato de leitura de um texto. Uma estrutura em árvore, que liga termos de obras literárias com elementos dos campos textual e extratextual, foi também adaptada para utilização em sala de aula, permitindo a realização de anotações livres. Esta importante ferramenta, integrada a ambientes de aprendizagem, como o Moodle, e à Biblioteca Virtual, é utilizada por graduandos do curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade presencial. No entanto, o objetivo dos idealizadores é expandi-la para a EaD e disponibilizá-la a uma variedade de usuários e cursos. Para isso, é necessário verificar sua aplicabilidade como recurso para a EaD e analisar primeiramente sua usabilidade entre os estudantes e professores, feito com base em questionários aplicados. O referencial teórico do trabalho tem o objetivo de apresentar ferramentas e recursos que são vastamente utilizados na atualidade. Uma análise do uso da ferramenta por alunos da EaD propõe verificar sua usabilidade nesta modalidade. |