Abstract:
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Uma Instituição de Ensino Superior (IES) para ser considerada Universidade Comunitária deve prever de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão, em seu campo de atuação. Impulsionadas pela promoção de resultados sociais efetivos em constância com a missão a que se propõem, essas IES buscam aliar os saberes acadêmicos aos saberes populares, gerando benefícios mútuos para a população e para a comunidade acadêmica por meio da extensão universitária. O objetivo do trabalho é apresentar como ocorre a gestão das atividades de extensão na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), uma Universidade Comunitária, localizada em Criciúma no Estado de Santa Catarina (SC), Brasil. Para tanto foi realizado uma pesquisa de campo, tendo por instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado para mediar o processo de entrevista em profundidade. A análise dos dados se deu em uma abordagem qualitativa e exploratória. Observou-se que a UNESC apresenta suas atividades de extensão consolidadas e com um processo de amadurecimento e aprendizagem contínuo. Vale ressaltar que os níveis estratégico, tático e operacional da gestão universitária da UNESC, trabalham em consonância com as suas funções e com o seu planejamento. |