Abstract:
|
Este trabalho se caracterizou como um estudo de caso descritivo e qualitativo e teve como objetivo verificar em que medida o planejamento estratégico desenvolvido por uma universidade pública foi incorporado como prática de gestão pelos órgãos suplementares e administrativos da instituição. Para tanto, foram identificados os instrumentos criados para o planejamento nos órgãos suplementares e administrativo, caracterizados quanto ao seu funcionamento e analisada a ocorrência periódica de implantação desses instrumentos no período analisado. Em termos metodológicos, a coleta de dados utilizou-se do método da entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Na análise das entrevistas, explorou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que nos órgãos pesquisados, a incorporação do planejamento estratégico como prática de gestão ocorreu apenas de maneira parcial, motivada pela falta de recursos humanos, tanto em quantidade como em qualificação, e pelas demandas, principalmente externas, de atendimentos emergenciais. Concluiu-se que, para o planejamento estratégico ser totalmente incorporado na gestão da universidade pública, é necessário que haja um setor técnico e especializado em cada unidade da instituição com a competência de realizar e monitorar a incorporação do planejamento estratégico. |