Abstract:
|
A pesquisa objetivou investigar os dados do Setor de Apoio Pedagógico(SAP), da Vice-Reitoria de Graduação, de uma Universidade do Norte do Estado do RS, utilizados como ferramenta estratégica na tomada de decisão na gestão universitária. O setor tem como finalidade oferecer apoio pedagógico aos professores da instituição, desenvolvendo ações e programas voltados à qualificação do ensino superior. Dentre suas atividades, destaca-se promover o Programa de Formação Docente da Vice-Reitoria de Graduação; fortalecer a proposta pedagógica da Universidade, oportunizando momentos de estudo e reflexão sobre o ensino e a gestão pedagógica e oferecer espaço permanente de acolhimento individual aos docentes para apoio didático-pedagógico A pesquisa evidencia que o setor tem funcionado para potencializar a formação pedagógica dos professores da Universidade em consonância com a missão institucional. Como metodologia, foram analisados os dados do setor, através dos registros arquivados no período 5(cinco) meses durante o ano de 2014, e desses selecionados os que tiveram impactos na tomada de decisão na gestão universitária. Ancorados na perspectiva de uma sociedade melhor, mais humana, mais justa e mais solidária e com sentimentos de pertencer a uma atual gestão democrática e participativa, concluiu-se que consolidando as atividades de um Setor de Apoio Pedagógico(SAP), orientado por documentos institucionais, o Programa de Formação Docente realiza um conjunto de ações com vistas a valorizar e qualificar o trabalho dos professores e gestores, bem como a construir coletivamente um ambiente apropriado para que se implementem ações inovadoras, no intuito de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Superior e ao contexto de mudança nos campos pedagógico, tecnológico, científico e profissional Sendo responsável pelo aprimoramento e bom desempenho institucional, as tomadas de decisões são baseadas para fortalecer a promoção do desenvolvimento regional, e melhorar a qualidade dos serviços prestados em toda a IES. |