META-AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: O SINAES À LUZ DOS INDICADORES DO JCSEE

DSpace Repository

A- A A+

META-AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: O SINAES À LUZ DOS INDICADORES DO JCSEE

Show full item record

Title: META-AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: O SINAES À LUZ DOS INDICADORES DO JCSEE
Author: PINTO, RODRIGO SERPA; MELO, PEDRO ANTONIO DE
Abstract: A meta-avaliação é uma maneira de assegurar e comprovar a qualidade da avaliação por meio do acompanhamento, da revisão e do aperfeiçoamento do processo avaliativo. O objetivo geral desta pesquisa é Meta-avaliar o Processo de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, promovido pelo SINAES, no período de 2004 à 2014. A motivação se deu em virtude do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Supeiror ter completado uma década de vigência, o que justifica a necessidade e a importância de se realizar uma meta-avaliação. De um total de 158 Universidades, 66 fizeram parte da amostra desta pesquisa, sendo 25 Públicas e 41 Privadas. Os resultados indicaram que as Universidades Privadas foram melhores avaliadas em quase todas as Dimensões Institucionais, além de não terem obtitdo média conceitual abaixo do nível satisfatório de qualidade em nenhuma Dimensão. Apenas na Dimensão 2 – Políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão, e na Dimensão 5 – Políticas de Pessoal, as Univesridades Públicas tiveram um desempenho melhor; por outro lado, obtiveram média conceitual insatisfatória na Dimensão 1 – Missão e PDI e na Dimensão 8 – Planejamento e Auto-avaliação. Por fim, para o julgamento do mérito e do valor do Processo de Avaliação Institucional do SINAES, utilizaram-se os Padrões de Avaliação do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, os quais indicaram que, em geral, o Processo atende aos requisitos para os quais foi destinado e satisfaz as necessidades dos stakeholders.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136157
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
102_00066.pdf 503.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar