A CONTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA DA OUVIDORIA PÚBLICA PARA A GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS NAS IFES
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Título:
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A CONTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA DA OUVIDORIA PÚBLICA PARA A GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS NAS IFES |
Autor:
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LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE
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Resumo:
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Este artigo pretende analisar como as ouvidorias públicas poderiam auxiliar estrategicamente a Gestão de Processos de Negócios ou BPM (Business Process Management) nas IFES. Por BPM entende-se ser um modelo de gestão que objetiva a entrega de resultados de maneira mais efetiva, apresentando uma visão sistêmica e horizontalizada para os processos organizacionais, além de respeitar o fluxo de entrada de recursos e o processamento destes para gerar produtos ou serviços como saída. Em paralelo, a ouvidoria pública universitária é analisada neste artigo sob o ponto de vista voltado para a gestão, ao proporcionar transparência nas ações e retroalimentar o planejamento organizacional através de informações estratégicas. Destarte, o presente texto apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva desses dois tópicos em especial, considerando tanto a literatura existente como a leitura de casos práticos, resultando, consequentemente, na percepção de uma afinidade entre ambos os temas na medida em que se discute a possibilidade de juntos favorecerem a melhoria na gestão de universidades públicas federais. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136150
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Data:
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2015-12-04 |
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