Abstract:
|
As relações entre a universidade, a empresa e o governo são cada vez mais importantes para o fortalecimento das competências sociais das instituições de educação superior. No Brasil, especialmente após a consolidação do marco regulatório das Universidades Comunitárias, surgem possibilidades de uma contribuição e um posicionamento social diferenciado desse modelo institucional em função das oportunidades que emergem da tríplice-hélice. Nesse sentido, o artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições das relações da tríplice-hélice para o desenvolvimento e o fortalecimento de projetos extensionistas em uma universidade comunitária. As contribuições teóricas apresentam os direcionamentos conceituais da tríplice-hélice, um resgate do posicionamento das universidades comunitárias no Brasil e a importância da extensão para a consolidação da identidade institucional. A pesquisa, por intermédio de uma abordagem qualitativa, é caracterizada como exploratória, descritiva, baseada numa visão de mundo interpretativista, utilizando dos conceitos de estudo de caso para a consolidação da investigação. Os resultados mostram que a tríplice-hélice, com suas emergentes oportunidades, fortalecem as relações sociais entre a universidade e a sociedade, de modo que a interlocução entre os envolvidos permite que a universidade possa explorar cada vez mais a extensão como um diferencial competitivo. As conclusões destacam que a dinâmica extensionista na universidade é uma grande proposição de valor, especialmente quando há a participação interdependente de todos os envolvidos na construção das competências sociais da universidade. |