Abstract:
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Esta pesquisa analisa a evasão escolar em uma Instituição Pública de Educação Superior do Município de Guarulhos e busca compreender a relação entre a forma de ingresso dos alunos com a desistência, considerando que a reserva de vagas é uma política pública de acesso a esse grau de ensino e uma modalidade das ações afirmativas. Foi ainda, objetivo da pesquisa, verificar em qual das modalidades de ingresso ocorreu maior evasão escolar e questionar os alunos evadidos a fim de conhecer as razões que culminaram com a desistência do curso de graduação em uma Instituição Pública. Foram coletados os dados referentes ao período de 2009 e 2010, de dois cursos: uma licenciatura e um curso superior tecnológico. A Instituição de Educação Superior em estudo tem, como forma de ingresso, políticas de ação afirmativa e também de ampla concorrência. Buscou-se verificar junto aos alunos evadidos se relacionam a evasão ao fato de serem oriundo de uma Instituição Pública de nível médio. Como resultado, observamos que a evasão escolar não está relacionada com a forma de ingresso dos alunos na educação superior, bem como verificamos que, de modo geral, os alunos evadidos entendem que sua origem escolar não tem relação com a desistência. |