Abstract:
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Com a influência do processo europeu de Bolonha, o sistema universitário brasileiro passou por algumas reformas. Entre elas o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI) que possibilitou a criação dos Bacharelados Interdisciplinares na Universidade Federal da Bahia. Esse artigo tem como objetivo analisar o modelo de ciclo da UFBA, em especial o curso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Trata-se de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa. Para fundamentação do estudo foram utilizadas a revisão de literatura e a pesquisa documental, sendo analisado o Projeto Pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Os resultados demonstram a eficácia do modelo de ciclos para a formação interdisciplinar contemporânea. No entanto, também discute acerca de algumas dificuldades de funcionamento devido à existência de dois modelos de entrada na UFBA. Assim, este trabalho almeja proporcionar a abertura de espaços de discussões, melhorias e mudanças que podem ser feitas e consolidadas tanto no âmbito acadêmico como na sociedade, para melhor formar futuros profissionais da saúde. |